
Primeira atividade presencial do projeto em 2021 ofereceu assistência técnica para a viticultura a produtores de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre
O Projeto de Inclusão à Fruticultura avança em 2021 e promoveu um Dia de Campo. No primeiro evento desse ano, realizado de forma presencial, o projeto deu continuidade à orientação e ao acompanhamento de produtores rurais na Zona da Mata mineira, com assistência e consultoria técnica para o cultivo de uva. Em cumprimento aos protocolos de segurança contra a Covid-19, o encontro envolveu 15 produtores rurais e foi dividido em duas partes: uma atividade pela manhã e outra à tarde, em propriedades de Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre, abordando temas como o plantio e a preparação dos cavalos de videiras e técnicas de enxertia e poda.
A ação faz parte do cronograma de trabalho da Equilíbrio Socioambiental – “ESA Consulting”, que conta com o patrocínio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e com o apoio do Instituto Votorantim, da ONG Atitude e da Associação dos Produtores Rurais de São Sebastião da Vargem Alegre (APRUSSVA). A Prefeitura de São Sebastião da Vargem também tem dado suporte ao projeto, integrando-o ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e à Universidade Federal de Viçosa (UFV), alinhando as contribuições do grupo para assim tornar a coalizão uma referência para a região.
Os participantes do Projeto de Fruticultura contam com um cronograma anual de reuniões mensais online, voltadas para alinhar as necessidades de cada produtor e esclarecer dúvidas. Até o final deste ano, ainda estão previstos mais dois Dias de Campo de forma presencial, além dos encontros virtuais para acompanhamento e orientações. Atualmente, 22 produtores da região participam do projeto, que contempla cerca de 90 pessoas nas propriedades, considerando-se os familiares e empregados.