MAIOR

Foi realizada, na noite de quinta (23/02), no Teatro Zaccaria Marques, a posse dos diretores e vice-diretores das 43 escolas de Muriaé e distritos. Uma das diretoras será responsável pelas 10 escolas de campo e outras 33 são do município e distritos. Portanto, são 34 diretoras e suas respectivas vices, que assumem um mandato de 4 anos, a partir de 2017 até 2020.

Segundo Maria da Conceição de Souza (Nininha), secretária municipal de Educação, Esportes e Lazer, os diretores e vice-diretores assumiram no dia 2 fevereiro, mas a posse acabou sendo marcada para mais tarde porque ela preferiu fazer em uma data mais oportuna, por ser um momento especial. Para ela, é importante a assinatura do Termo de Compromisso que eles têm de fazer, referente ao dever de conservar as escolas, zelar pelo seu bom funcionamento, bem como boa atuação dos funcionários e alunos, o que representa uma responsabilidade muito grande, por isso acha que assinar um papel é muito pouco. “Mais do que isso, precisamos conscientizá-los em um momento importante como esse em suas vidas, pois eles estão aqui para fazer a diferença. Foram todos indicados pelos seus méritos, sem política nenhuma, da maneira que deveria ser feito. Alguns vice-diretores foram indicados pelas diretoras e outros tivemos a oportunidade de sugerir. Agradecemos o prefeito Grego, que foi muito parceiro. Fizemos várias reuniões para que essas escolhas fossem concretizadas e agora estamos aí com uma equipe muito boa. É necessário valorizar este momento, que é divisor de águas na vida deles, pois professores todos já somos, mas quando assumimos como diretores ou vices, a responsabilidade aumenta ainda mais na educação. Somos nós, educadores que fazemos a mudança na vida da criança, da família e da sociedade”, explica.

Nininha faz uma avaliação positiva nesses primeiros dias após assumir seu cargo. Ela vê a educação como um movimento, uma construção, um processo. Com toda a animação e uma equipe pedagógica que tem plena confiança por ser competente, para orientar as escolas em todos os projetos, ela lembra que já foi feita a capacitação dos 150 estagiários para acompanhar as crianças das creches, da Educação Infantil e alunos com certas dificuldades. Portanto, já foram preparados para trabalhar na 1ª etapa, comprovando que, em pouco tempo, muito já se foi feito em termos de mobilização. “Todos gostam de valorização, e não é só financeira. Damos valor não só pelo trabalho, mas também pelo jeito de agir, de conseguir contagiar, fazer com que tudo funcione perfeitamente. Os empossados terão muita liberdade para trabalhar e trocar experiências. Estou sugerindo que tenham mais autonomia e confiança em si mesmos, porque muitos estavam acostumados a esperar a secretaria definir tudo pela escola e não é assim que deve acontecer. O próprio gestor é que tem que dar conta. O secretário, subsecretário, equipe pedagógica, enfim, o grupo que coordena está aí para dar o apoio, mas tudo acontece dentro da escola. No pouco tempo que trabalhamos até aqui, já deu pra perceber o grande empenho deles. As matrículas já aumentaram bastante. Consideramos que é pouco tempo, mas já está muito bom”, afirma.

Nininha também comemora os resultados do Carnaval, em que a E. E. Maria Augusta Silva Araújo, do bairro Santa Terezinha, a qual completa 50 anos em 2017, foi homenageada pela a Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha e veio à avenida com  muito samba e muita animação, composta de moradores do bairro e alunos. O tema foi a educação, o que ela considera muito apropriado, pertinente e oportuno. “Os meninos e as meninas vieram caracterizados, dando um verdadeiro show, hoje aqui neste momento solene de posse. A escola tem que ser isso, proporcionar não só o aprender ler e escrever, mas também ter essa visão de mundo, conhecimento, letramento de cultura, de prazer, de alegria, e foi isso que eles demonstraram. Infelizmente acabou rápido e pra eles foi muito bom, algo que contagia. O coreógrafo já trabalhou comigo no Porto e muitos dos participantes foram também meus alunos. E a Shirley é uma referência na área da cultura, algo que tem que ser muito valorizado”, destaca.

A área de Esportes, ela também considera estar indo de vento em polpa. “Estamos trabalhando demais. Já demos início às ruas de lazer e vamos seguindo esse trabalho vitorioso”, completa.

Share: