Na Sexta-feira Santa (30), foi realizada, como de costume, a Encenação da Paixão e Morte de Cristo no jardim da Matriz São Paulo pelo sexto ano consecutivo. O evento retratou os últimos momentos de Jesus Cristo antes de sua crucificação e contou com a participação de muitos paroquianos e a presença de centenas de pessoas de todas as idades.

O Pároco Átila Latini discorreu sobre a importância da Encenação para a cidade e mostrou-se satisfeito pela integração da paróquia na realização desse projeto. “Nós começamos com a celebração da Cruz e a veneramos, vivenciando esse momento da vida de Jesus que é uma prova de amor sem fim e no qual podemos presenciar uma entrega total. E, ao mesmo tempo, nós podemos ter um caminho para superar a violência. Jesus é aquele que nos apresenta caminhos de respeito e solidariedade. Nós aprendemos na prática, para a nossa vida hoje, a conviver com as diferenças e saber dialogar. Jesus anunciou na época, uma mensagem revolucionária sem usar a violência, pois é o amor que consegue superar qualquer divisão. Incentivei muito essa Encenação, pois não é só uma manifestação religiosa, como também cultural de nossa cidade. Não devemos deixá-la morrer, e sim torná-la cada vez mais viva. É uma maneira do povo expressar sua fé e sua cultura. O Evangelho, que é a boa nova que Jesus traz, é uma mensagem muito prática e também um projeto de vida. Ele não veio ensinar doutrinas, e sim propor um caminho de vida onde podemos nos realizar e ajudar outras pessoas a se realizarem também. Por isso, o Evangelho é sempre atual”, disse.

            Ele também expressou sua gratidão a todos os que colaboraram e prestigiaram o evento. “Agradeço a todos que ajudaram. Sem a participação de todo o povo, nós não teríamos essas celebrações tão bonitas. É não só um espetáculo, como também um trabalho feito de coração que ajuda na visualização dos momentos finais da vida de Jesus”, concluiu.

Felipe Lima Ferraz, ator responsável pela interpretação de Jesus Cristo, falou sobre a pressão de ser responsável por uma função tão importante. “É um papel que acaba deixando de ser uma Encenação, e nós acabamos sentindo um pouco na pele. É uma responsabilidade muito grande, porque queremos fazer o melhor, mas Deus tem tudo preparado. Já estamos envolvidos há aproximadamente dois meses com os ensaios. Houve também envolvimento de outras paróquias. É interessante que conseguimos envolver a cidade como um todo, e não só a Paróquia da Matriz São Paulo. Eu gostaria de agradecer ao Lúcio e ao André, que são os organizadores; ao padre Átila, que me confiou este papel; e a todas as pessoas que estão colaborando e envolvidas no projeto”, finalizou.

 

Share: