A Escola São Paulo (ESP) realizou, na manhã de sábado (23), sua tradicional Mostra de Conhecimento e Cultura, oportunidade que os alunos têm de mostrar o que aprenderam na sala de aula para as famílias, interligando os conhecimentos teóricos aos práticos. O evento contou com a presença de um grande público de estudantes, seus pais e familiares, professores e demais segmentos da Instituição de Ensino. Todos avaliaram positivamente a Mostra e o empenho de cada aluno na elaboração de suas apresentações.

A aluna Alice Barreto de Souza Couto, do 9º ano A, detalhou a importância e conscientização a respeito do tema que desenvolveu. “Fizemos um trabalho sobre diabetes e hipertensão, que é popularmente conhecida como pressão alta e ocorre quando a parede da artéria se estreita e fica difícil para o coração bombear e receber sangue. A prevenção e a conscientização são muito importantes, pois muitas pessoas têm diabetes, mas não se cuidam. Os exames laboratoriais de sangue são rápidos e fáceis, e devem ser feitos periodicamente”, disse.

Os alunos Caio Oliveira dos Santos, Adrielle Mediacer de Souza, Pedro Caetano Andrade Sevenini, Enzo Feu e Maria Luiza, também do 9º ano A, explicaram sobre o sistema cardiorrespiratório. “O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar e a eliminação do gás carbônico das células. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos e é responsável pela circulação de sangue pelo corpo, transportando nutrientes e oxigênio obtidos pela respiração. O coração possui dois movimentos, que são a sístole, quando ele se contrai; e a diástole, quando ele se relaxa; e possui três tipos de vasos sanguíneos, que são as artérias, as veias e os capilares”, esclareceram.

O professor de Física do 6º ao 9º ano, Eric Lobo Clemente de Sá, contou que trabalha há quase 20 anos na Escola São Paulo e a Instituição tem investido em inovações em seu Sistema de Ensino. “Do 6º ao 9º, o conteúdo de Ciências foi desmembrado para Física, Química e Biologia. Os alunos se propuseram a elaborar trabalhos relacionados à reciclagem, reaproveitamento de materiais, hortas verticais, reações químicas e cuidados com o lixo, que são temas voltados para a sustentabilidade. São conteúdos vistos e estudados em sala de aula durante o primeiro e segundo semestres. Como este ano temos uma equipe maior voltada ao ramo científico, ficou mais fácil que tenhamos mais ideias para os alunos selecionarem dentro da ótica de sustentabilidade. É um assunto que ajuda o aluno a se tornar um cidadão responsável”, explicou.

“Já acompanho o projeto há muito tempo e o considero muito interessante, porque instiga a pesquisa e a busca por novos conhecimentos. Agradeço à direção da Escola por oferecer aos alunos a oportunidade de participar de um evento tão enriquecedor como esse”, disse Marcia Feu, mãe de Enzo, aluno do 9º ano A.

A professora de Ciências e Química do 6º ano, Camila Marquito, expressou seu ponto de vista em relação aos objetivos da Mostra de Conhecimentos. “É uma grande oportunidade para os alunos colocarem em prática aquilo que foi aprendido em sala de aula. É uma forma de aplicarem em seu dia a dia a bagagem de conteúdo teórico que eles recebem em sala de aula. Há sempre uma preocupação em inovar e chamar a atenção do público quanto aos temas abordados”, relatou.

O diretor José Nicodemos Couto demonstrou sua satisfação com o sucesso de mais um evento promovido pela Escola São Paulo. “Foi mais uma oportunidade que tivemos de ultrapassar os limites da sala de aula e proporcionar aos alunos a busca pela prática do trabalho. Eles mais uma vez se superaram e conseguiram trazer um conteúdo de qualidade, tanto em material quanto na forma de expressão. Agradecemos às famílias por nos prestigiarem em mais esse momento e pela confiança no trabalho que desempenhamos com seus filhos”, avaliou.

 

Share: