Equilíbrio, melhora da postura e até emagrecimento: estes são alguns dos benefícios do yoga, uma prática milenar que engloba meditação, postura e autoconhecimento. Em uma entrevista agradável e didática, o professor de yoga João Paulo Goulart de Freitas Neto conta à redação do jornal Folha do Sudeste sobre sua relação de sucesso com a prática e desmistifica o yoga, caracterizando-o como um exercício acessível e altamente benéfico para o praticante. João Paulo, que também é diretor de lavanderia e músico, leciona yoga na AABB às terças e quintas-feiras às 19h. realiza também aulas esporádicas no Cristo Redentor de Muriaé aos sábados, que são anunciados através do perfil no Instagram.

JFdS: Como surgiu sua inspiração para praticar yoga?
JP: Na verdade, não foi uma inspiração, e sim uma necessidade física e psicológica. Há cinco anos, eu estava passando por alguns problemas de ansiedade, refluxo, gastrite, etc. Com isso, comecei a tratar com acupuntura, e meu acupunturista, após algumas sessões de meditações, recomendou que eu fizesse yoga e me presenteou com o livro “Autoperfeição com Hatha Yoga”, do professor Hermógenes, que é a bíblia do yoga no Brasil e reúne os principais ensinamentos de textos da Índia sobre a prática. É um clássico e um best-seller. Há como praticar apenas com o livro, mas é preciso muita dedicação e entrega, o que é muito difícil, visto que hoje há muitos fatores que nos tiram a atenção. Na época, eu realmente fiz uma imersão. Fui a São Tomé das Letras e comecei a ler o livro, meditando perto das cachoeiras. Essa foi a minha inspiração.

JFdS: Quem pode praticar?
JP: Eu gosto de falar que o yoga é para todos. Existem poucas restrições, como, por exemplo, portadores de hérnia de disco, que é uma limitação física. Contudo, yoga não é só prática física e postura. Vai além disso. Há uma filosofia de vida, que embasa tudo o que fazemos no yoga. E há a meditação e o relaxamento, que todos podem fazer, independente de limitações físicas.

JFdS: O que o yoga proporciona ao praticante?
JP: Em relação ao corpo físico, o yoga proporciona flexibilidade, melhora do alongamento, aumento da força dos músculos, equilíbrio, etc. De uma perspectiva psicológica, há a melhora da concentração, além de ser uma forma natural de lidar com os problemas, como ansiedade, fobias e síndrome do pânico. Hoje, já existem pesquisas que comprovam que o yoga reduz os níveis de estresse, depressão e ansiedade. Em um plano espiritual, para quem acredita em algo além da matéria, há uma conexão com a energia vital, o espírito e o universo. Contudo, vai da perspectiva de cada um, pois é algo muito pessoal. Portanto, a pessoa pode escolher se quer interagir ou não com este fator. Eu oriento que sim, pois faz muito bem.

JFdS: Você encara o yoga como uma ciência, uma prática ou uma lição de vida?
JP: Acredito que todos os termos se encaixam. É uma ciência, porque já existe comprovação científica moderna de seus benefícios, mesmo que o yoga tenha começado na Índia há seis mil anos. É uma prática, porque depende da frequência e do aperfeiçoamento para que o praticante chegue a melhores níveis. E também é uma lição e um estilo de vida que se embasa em valores que, para mim, são universais, como a paz, o amor e a compaixão. O ideal é que o yoga não se restrinja ao tapete e à postura, e englobe a forma como o praticante lida com cada ser humano em seu dia a dia.

JFdS: Deixe uma mensagem a todos que querem conhecer e praticar o yoga.
JP: Primeiramente, não é algo difícil. Basta ter a vontade de praticar. E, quando falamos em conexão com o lado espiritual, não devemos complicar isso e buscar algo muito além. O yoga e a meditação são ferramentas de autoconhecimento. Então, convido todos que quiserem praticar o yoga podem vir à aula. Trabalhamos com um nível iniciante, para que todos possam praticar bem. Nos dias de hoje, com tanta informação e violência em uma sociedade tão voraz que está devorando a saúde do ser humano, precisamos buscar um pouco de paz dentro de nós. Por isso, tenho o yoga como filosofia e quero compartilhar com o maior número de pessoas possível.

O telefone de João Paulo para contato é (32) 99120-4641.

Share: