Nove prefeitos do Cisleste se reuniram na tarde de quinta-feira, 8/11, na sede do Consórcio em Muriaé. Eles estavam acompanhados de representantes de outros municípios da região e foram unânimes em apontar a gravíssima situação financeira enfrentada por todos eles. Os prefeitos afirmaram que o Governo Estadual não repassa às prefeituras as verbas provenientes de fundos e impostos como FUNDEB, ICMS, IPVA e Transporte Escolar, por exemplo.

De acordo com o Prefeito de Muriaé e presidente do Cisleste, Grego, apenas a cidade tem a receber mais de R$ 50 milhões do estado. A prefeita de Tombos, Luciene Teixeira de Moraes, disse que seu município tem R$ 2,1 milhão a receber. Todos foram unânimes em afirmar que estão preocupados com a folha de pagamento e o 13º salário.

Grego explicou que o objetivo da reunião foi mostrar a união, força e indignação das prefeituras com o problema. “É importante que os moradores dos municípios de Muriaé e região entendam que a situação é gravíssima. O Governo do Estado vem retendo dinheiro de repasse constitucional que são dos municípios, em especial o FUNDEB, um recurso carimbado de uso exclusivo para pagamento dos profissionais da área da educação.”

“Estamos tomado todas as medidas necessárias e possíveis para evitar o pior, o caos nas nossas cidades, mas é importante que o Governo do Estado venha nos socorrer, ainda que no final de seu mandato e que o próximo governador eleito se sensibilize e coloque os repasses em dia à partir de janeiro. É a única alternativa para honrarmos os nossos compromissos”, completou Grego.

Share: