Cinco de Fevereiro é comemorado o Dia do Dermatologista. Este profissional tão importante na área da saúde é o responsável por tratar o maior órgão do corpo humano: a pele. Ele também se ocupa das unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas, e o tecido celular subcutâneo (gorduroso). Não por acaso, sua especialidade clínica é considerada uma das mais amplas da medicina e exige do profissional um vasto conhecimento. O médico ou médica dermatologista é o profissional responsável por, muitas vezes, cuidar da beleza dos pacientes, mas também por diagnosticar e tratar o câncer de pele, que de acordo com Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.

O jornal Folha do Sudeste foi conversar com a médica dermatologista Karina Agostini Fraga, ela é a responsável pela DermaClin Dermatológica, que funciona em Muriaé e se formou pela Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda. A médica nos falou sobre sua atuação clínica e também sobre os motivos que a levaram a escolher a profissão e esta especialização, já que de acordo com o divulgado pelo “Medscape Dermetologist Lifestyle Report 2008”, uma pesquisa que estuda estilo de vida dos médicos, apontou que 58% dos dermatologistas se declaram extremamente felizes com a sua profissão.

 

JFdS – O que o dermatologista trata?

Karina Fraga – O Dermatologista é o médico que cuida das doenças da pele, cabelo e unhas.

JFdS – Quando a pessoa deve procurar por este tipo de atendimento clínico?

Karina Fraga – A pessoa deve procurar esta especialização clínica todas as vezes que perceber alterações ou desconforto nestas partes do corpo. Ela pode também ser encaminhada por outro médico que muitas vezes pode perceber algo que o paciente ainda nem tenha percebido.

JFdS – Existe algum fator de risco que a pessoa deve levar em conta que justifique uma ida mais precoce ao dermatologista ou sem que ela tenha algum sintoma?

Karina Fraga – Pessoas que tenham a pele muito branquinha, ou que tenham casos na família de melanoma ou outros tipos de câncer de pele. Outros podem observar alguns sinais suspeitos nas suas pintas, como começar a coçar, sangrar, mudar de tamanho e formato. Isso são sinais que as pessoas devem procurar o dermatologista o mais rápido possível.

JFdS – De acordo com um estudo sobre perfil das consultas dermatológicas no Brasil realizado pela SBD, a queratose actínica, solar ou senil, aquelas desagradáveis manchinhas escuras na pele, são os sintomas que mais motivam a ida ao dermatologista. O carcinoma basocelular também foi citado na pesquisa. Essas são as doenças de pele mais comuns?

Karina Fraga – A queratose actínica é um a das procuras bem comuns no consultório. Acne e queda de cabelo também são consultas frequentes. É habitual também atender casos de alergias, medicamentosas ou alimentares.

JFdS – A questão estética também leva muitas pessoas a procurar o auxílio profissional de um dermatologista. Quais a principais dicas para quem quer ficar em dia com pele e prevenir o envelhecimento precoce?

Karina Fraga – Podemos dar várias dicas, como por exemplo, usar um bom protetor solar, um dos melhores antienvelhecimento conhecido. Não pegar sol em horários inadequados, ter bons hábitos alimentares, evitar o fumo, porque o cigarro também envelhece muito e tomar bastante líquido. Também podemos usar alguns produtos específicos para evitar o envelhecimento.

JFdS – Qual a importância do uso do filtro solar?

Karina Fraga – O filtro funciona para prevenção do câncer de pele, envelhecimento precoce, manchas senis e solares, dos melasmas, por isso ele é muito importante.

JFdS – E a alimentação, afeta na qualidade da pele, unhas e cabelos?

Karina Fraga – Pele, cabelo e unha estão intimamente ligados com alimentação balanceada, por exemplo, cabelos, precisam muito de zinco e ferro, então se a pessoa tiver com deficiência nessas vitaminas vai refletir nos cabelos e nas unhas.

JFdS – O que levou você a fazer medicina e a se especializar em Dermatologia?

Karina Fraga – Eu escolhi a Dermatologia, porque é uma opção relativamente tranquila, por não ter tantas emergências e é uma especialidade da medicina que tem um pouco da área cirúrgica, com pequenos procedimentos, tem a parte estética e a clínica. Então é uma especialidade bem versátil. E como eu já disse não tem muitas emergências, porque particularmente eu não gosto muito de pronto socorro, é essencial conciliar a vida pessoal com a profissional.

JFdS – É uma profissão recompensadora?

Karina Fraga – Não podemos reclamar. Somos bem procurados. O médico já foi mais valorizado.  Sou muito satisfeita com a minha profissão, me realizo na dermatologia. Ainda acho que a medicina é uma profissão muito recompensadora e a Dermatologia também é muito boa e é uma das especialidades que mais tem crescido.

Share: