A Escola São Paulo comemorou 107 anos de fundação com emocionante missa em Ação de Graças, celebrada pelo Padre Átila na Igreja Matriz São Paulo. O evento aconteceu no sábado, 31 de agosto, foi abrilhantado pela apresentação especial do Coral Benedictus, da Arquidiocese de Juiz de Fora e teve o apoio da Academia Muriaeense de Letras – AMLE.

Diretores, professores, alunos e funcionários da Escola São Paulo se fizeram presentes assim como os familiares dos fundadores, que tiveram a oportunidade de contar um pouco da história da instituição. Todos ressaltaram sua tradição na cidade e região e fizeram agradecimentos especiais.

A Escola São Paulo foi fundada em 1913 pelo Dr. Mário de Ururahy Macedo, tinha o nome de Atheneu São Paulo e oferecia os cursos primário e fundamental além de aulas de Educação física, cívica e religiosa. Em 1944 foi adquirida pela família Barreto na pessoa do Dr. Raphael José de Oliveira Barreto, que fez uma doação à Diocese de Leopoldina para que o Educandário não interrompesse suas atividades. O espaço seguiu sob administração da diocese até 1972, quando foi assumido pelos herdeiros de Raphael Barreto, através da fundação de um instituto que leva seu nome.

Atualmente a Escola São Paulo está sob a direção do Professor José Nicodemos Couto. Seu projeto de educação busca investimento constante na inovação curricular e em propostas de ensino focadas no aluno como sujeito da construção de seu próprio aprendizado e sua identidade, incentivando a responsabilidade, autonomia, civilidade e criticidade.

Os educadores da Instituição adotam postura pedagógica alicerçada nos avanços das ciências sociais e científicas, voltada para o domínio do conhecimento técnico e metodológico, que aumentam a eficácia de seu trabalho em sala de aula. “A educação moderna não pode acompanhar os modelos tradicionais, deve despertar nos alunos  habilidades que facilitem a tomada de decisões de forma independente e autênticas, mas deve ir além: assegurar que essas pessoas se baseiem sempre nos valores ético-morais e desenvolvam a consciência de que são agentes de sua própria história. Essa é a nossa proposta e que vem dando certo há tantos anos. Nossos alunos se destacam como agentes importantes no processo das transformações sociais”, comemora o Diretor José Nicodemos.

Share: