O eminente atleta muriaeense Waldemar Montezano, de 81 anos, participou, no dia 22 de novembro, do XI Encontro dos Calções Pretos do Centro de Capacitação Física do Exército – EsEFEx – Escola de Educação Física do Exército. Durante a comemoração, que contou com a presença do Presidente Jair Messias Bolsonaro (primeiro colocado da turma de 1982 da EsEFEx), antigos e atuais comandantes, instrutores, professores e monitores se reuniram na escola conhecida como o Berço do Ensino Metódico e Racional da Educação Física no Brasil.

Durante o evento, foi inaugurada uma Placa Comemorativa do Jubileu de 50 anos da Turma de 1969. Na ocasião, o General de Divisão, Ronald, antigo Comandante da EsEFEx e do CCFEx, fez discurso saudando os integrantes da turma e desejando vida longa aos Calções Pretos. De acordo com Waldemar Montezano, foram momentos de alegria onde os integrantes daquela geração puderam relembrar os acontecimentos que marcaram suas vidas. “Foi sensacional nosso encontro, revimos companheiros atletas de várias competições nacionais e internacionais. Muitos não se viam há anos e isso nos deu uma grande alegria. Na oportunidade pudemos almoçar com o Presidente Bolsonaro, que lá estava nos dando toda atenção, meu filho e minha filha, vieram de São Paulo para participar do evento e ficaram encantados.”

Um momento especialmente emocionante para Waldemar foi o reencontro com um amigo, ex-atleta do Colégio Militar de Belo Horizonte, o aluno 141 que hoje é Coronel do Exército, Gricélio. “Foi muito emocionante e nós choramos juntos. Também revi o Cel. Anani que competia comigo no revezamento 4X4.”

O atleta conta que começou no esporte um pouco tarde, aos 18 anos, mas considera sua carreira gratificante. “Viajei boa parte do mundo, primeiro como atleta e depois como treinador da Seleção Brasileira de Atletismo, em todos os níveis, inclusive das Forças Armadas. Estive em vários Campeonatos Mundiais Militares como treinador e isso me trouxe muita alegria e conhecimento, inclusive nessa época o MEC me mandou para estudar em uma universidade na Alemanha. Quando eu penso que saí da zona rural, de Vieiras, na Fazenda Água Limpa, que era do meu pai, e, de repente, me vejo naquela situação. As coisas foram acontecendo. Brinco que levamos vantagens de ter levado uma vida no campo, porque já estamos acostumados a correr atrás de bois e cavalos.”

Entre os casos interessantes de sua vida de atleta Waldemar conta que já estampou página do jornal O Globo, com a manchete: “Brasileiro Toureando em Madri”. “Imagina, eu fui para os jogos Ibero Americanos como atleta e lá fizeram uma festa de encerramento numa fazenda a 30 quilômetros de Madri e fizeram uma tourada para as delegações e eu toureei quatro novilhos. No ano seguinte eu fui para a África, com a delegação de atletismo, e lá, os atletas me encontraram na rua e disseram que, já que eu havia toureado em Madri, era para eu tentar ganhar prêmios ficando em cima de um touro. Chegando lá, o touro era muito grande e bravo, eu tentei escapar (risos), mas acabei montando e não cai. Até hoje tenho o prêmio que ganhei. E acho que tudo que acontece na nossa vida é por Deus.”

Em 2010, Waldemar Montezano esteve na sua antiga escola onde foi condecorado pelo então Ministro da Defesa, Nélson Jobim, pelo trabalho prestado às Forças Armadas como treinador de atletismo. “Eu fico muito feliz e meus filhos: Vicente, Fábio, Cleber e Elizabeth, levam esse legado. Também quero muito agradecer à minha esposa, Marli, a mais importante medalha de ouro que eu tenho na vida, porque se não fosse ela não teria chegado onde cheguei. Ela é uma pessoa muito especial e sempre me deu apoio para que eu pudesse trabalhar.”  

De acordo com o site oficial da escola, estiveram presentes, além do Presidente Bolsonaro, participaram do XI Encontro do Calção Preto – 2019 o Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva e o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro, Antigos Chefes do CCFEx; o General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira – Ministro-Chefe da Secretaria de Governo; o General de Exército Enzo Martins Peri – Antigo Comandante do Exército; o Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva; o Comandante Militar do Leste (CML), General de Exército Julio Cesar de Arruda; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Secretário Especial do Esporte e Antigo Cmt do CCFEx, General de Divisão Décio dos Santos Brasil; e o Chefe do CCFEx/FSJ, General de Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão, acompanhado pelo Subchefe do Centro, Coronel Inf Alexandre e demais Comandantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS), além de professores, amigos e autoridades militares e civis convidadas.

O curso da EsEFEx é equiparado ao curso de Bacharel em Educação Física, reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Sua missão é especializar, em Educação Física, Medicina Esportiva e Mestre D’Armas, Oficiais e Sargentos do Exército, das Forças Armadas e Auxiliares, das Nações Amigas, contribuindo, dessa forma, com a manutenção da saúde e a operacionalidade da tropa.

Share: