Em entrevista à Rádio Muriaé em 10 de maio do corrente ano, o Secretário de Obras Carlos Kneip, estimava que em até três (3) meses, todas as praças da cidade em reforma estariam concluídas.
Bem, os três meses estimados naquela entrevista foram completados em agosto e, infelizmente, para o bairro João XXIII, as obras não foram concluídas e nem parece que serão tão cedo.
Desde o mês de julho, não há mais ninguém trabalhando na revitalização da praça, que promete ficar muito bonita, apesar do muito que há para se fazer. Ou será que a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Obras consideram que a reforma já foi concluída?
Se está, como pode ser considerada concluída uma reforma na qual os brinquedos do playground, objeto de muitos questionamentos por parte de muitos pais, não foram instalados, apesar de constarem na planta do projeto?
Como pode ser considerada concluída uma reforma que sequer concluiu a pintura da quadra poliesportiva? Ou ela deixou de ser poliesportiva e tornou-se exclusiva para os praticantes de futsal? E concluída sem trocar os refletores queimados que dificulta e atrapalha o seu uso à noite? E a tela de proteção sobre a quadra? Não mais haverá?


Como pode ser considerada concluída uma reforma que entrega uma quadra de vôlei(???) e peteca sem os devidos buracos para colocação dos postes para a instalação das redes de jogo? Talvez os jogadores se transformem nos postes, não? Ou as redes serão amarradas de uma árvore a outra?! E sobre o poste de iluminação instalado praticamente dentro da mesma, interrogações não faltam.
Como pode ser considerada concluída uma obra que deixou a praça com uma iluminação ainda incompleta e sem uma reforma paisagística que não tocou nos gramados em torno da mesma e nem realizou as podas, ou mesmo corte de árvores, que não só atrapalham a iluminação como impede que a belíssima e primeira floração de um ipê pudesse ser devidamente apreciada em toda a sua beleza?
Estas são algumas das questões colocadas e que os moradores aguardam respostas. Melhor, a conclusão da reforma, pois, em outubro se completará um (1) ano que a praça entrou em revitalização e todos já esperavam que após todo este tempo os trabalhos já estivessem totalmente concluídos para que o desfrute deste nosso espaço de lazer já pudesse ser feito de forma plena e absoluta.
Senhor alcaide, não estamos pedindo muito. Apenas o que nos é devido.

Prof. W. Clark

P.S. Nem toquei na questão das escadas e calçadas. Tampouco do quiosque.

 

Nota de esclarecimento do Secretário Municipal de Obras Públicas

Carlos Kneip, Secretário Municipal de Obras Públicas, explicou sobre as obras da quadra poliesportiva e da praça do bairro João XXIII, que se encontram atrasadas. “O processo ficou emperrado porque a administração 2017-2020 não aditou prazo para que pudessem ser concluídas estas obras em 2021”, disse ele.
Ao assumir a pasta, o secretário verificou os impedimentos e o prefeito José Braz encaminhou o projeto para a Câmara Municipal para que as obras com recursos da Finisa fossem aditados. “Os vereadores tiveram que aprovar esta continuidade pelo uso destes recursos e nova auditoria”.
O serviço no João XXIII está com 99,9% concluída faltando a instalação da tela superior do fechamento da quadra. “A comunidade está incomodada porque a praça está pronta, mas com uma ‘cara de velha’. O projeto elaborado pela gestão anterior não previu passeios no contorno e jardinagem no local”, disse o secretário lembrando ainda que a instalação de brinquedos para o parquinho infantil não foram previstos pelo projeto anterior. “Para que a praça não fique sem este benefício, iremos licitar brinquedos que suportem as intempéries do tempo. Os que foram instalados pela gestão anterior estão se desintegrando. Vamos, no próximo ano, melhorar onde está ocorrendo este problema e elaborar projetos adequados”, explicou o secretário lembrando que a prefeitura ainda cumpre o orçamento votado e aprovado no ano passado. “Para 2022 vamos trabalhar dentro de uma previsão nossa, da Gestão José Braz/Marcos Guarino. Vamos dar uma nova cara para as praças, não só do João XXIII, mas de todos os bairros da cidade”, esclareceu.

Share: