O domingo, 05 de fevereiro, foi de festa para o Operário Futebol Clube. Além da posse da nova diretoria, o clube ainda batizou, oficialmente, o Estádio de Joaquim de Castro Galvão, Estádio Proletário, em homenagem ao fundador do clube do bairro Santa Terezinha e também foi o primeiro presidente do Operário.

Além da posse, a diretoria que entregou o cargo, fez homenagens a cidadãos com o título de Sócio Benemérito por terem contribuído de forma efetiva e fundamental para o engrandecimento do clube.

A solenidade foi conduzida por Mário Lúcio Brambila, que deixou a presidência do Operário (a Estrela Solitária do Santa Terezinha).

Na mesa simbólica estava o presidente eleito Weberson Ferreira; o prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino; o vice-presidente do clube, João Brambila; primeiro secretário: Airton Ferreira; segundo secretário Leandro Neves; primeiro tesoureiro: Marcelo Gomes Rodrigues; segundo tesoureiro Antônio Soares da Silva, diretor Social Wilson Biguzitos.

O clube do bairro Santa Terezinha tem um estádio, diretoria formada, finança estabilizada e é um patrimônio esportivo de Muriaé e do seu povo. Este é o Operário Futebol Clube que foi fundado em 08 de fevereiro de 1944 e teve início com as “peladas” com um grupo de garotos que disputava partidas no largo do Rosário. Segundo Mário Brambila, “seria num dia destes de festa que veríamos aqui no alto do Morro o Joaquim Galvão e Teodorinho, Mutum, Talibinha, Bruno, Chico do Quito e tantos outros que fazem parte da história do Operário futebol Clube. Por este motivo o nosso estádio ganhará o nome oficial de Proletário Joaquim de Castro Galvão”, disse ele.

O novo presidente do clube, Weberson Messias Ferreira (Ebinho) disse em seu discurso que nasceu “aqui dentro, sou morador do bairro, sou um cara que tenho um respeito muito grande aqui graças a Deus. Meu propósito é seguir o legado. Continuar com as melhorias. Tenho um sonho de trazer a arquibancada de volta e melhorar a sauna, a área coberta, os banheiros. Vamos manter tudo sempre limpo e muito bem cuidado”, enfatizou.

O ex-presidente do Operário, Mário Brambila, eleito Diretor de Esportes, disse que “a nova diretoria foi um consenso de todos os sócios pra dar continuidade os trabalhos que vem sendo realizado no clube que está consolidado”, lembrou que o Estádio tem um espaço físico muito bom. “Temos um dos melhores gramados da cidade. Enfim, hoje nós temos um grupo de pessoas que trabalham com a gente que mantém esse espaço muito organizado”, disse Mário Brambila agradecendo aos diretores que deixaram os cargos e os que aceitaram o desafio de assumir a coordenação do Operário.

Marilia Galvão, neta do homenageado, disse que foi uma alegria para a família receber este presente. “Só temos a agradecer. Nosso avô que era amante do futebol e isso só engrandece o nome da nossa família. Esse é um momento marcante em nossas vidas”, disse.

Ana Lídia Coutinho Galvão, filha de Antônio Humberto Galvão (que era filho mais velho de Joaquim de Castro Galvão), lembra que o pai foi jogador do Operário nas primeiras levas. “Eu cheguei a ver meu pai jogando bola nesse campo. Depois machucou o joelho e não jogou mais”, relembra destacando que o avô sempre teve um amor muito grande pelo operário. “Ele não media esforços e nem dinheiro para investir no Operário na melhoria do campo. Lembro quando esse campo era só alambrado não tinha nada”, explica agradecendo ao Mário Brambila e à diretoria pela homenagem. “A diretoria está tendo muito cuidado com o estádio e ter essa qualidade que a gente sabe que colhe frutos é muito bom”.

O prefeito Dr. Marcos Guarino, também homenageado, agradeceu a honraria e “a família Galvão merece tão justo reconhecimento. A história deste apaixonado pelo futebol é muito importante aqui no Operário, por ser um dos fundadores desse clube. Temos que respeitar os desportistas e estamos colocando em prática um projeto aprovado pela câmara pra ajudar todos os clubes amadores, para que voltem a crescer”, explicou.

Homenageados com o título “Sócio Benemérito”

Maria José Saviano, Paulo César de Magalhães, Elizete Lopes da Silva, Antônio Monteiro da Trindade, Antônio Soares da Silva, Ronaldo Gomes de Oliveira, Antônio César de Oliveira e o Prefeito Dr. Marcos Guarino de Oliveira.  

Share: