Representando o grande e tradicional bairro de Muriaé, o Aeroporto, a primeira escola a desfilar na avenida, no Pré-Carnaval da cidade, realizado na Praça João Pinheiro, abrindo o evento e esquentando a folia, foi a Escola de Samba do Papagaio. E realmente mostrando a que veio. O público presente assistiu muito talento, empenho, beleza, harmonia e emoção dedicados pelos componentes em um trabalho memorável de organização e planejamento.

Felipe de Paula, colaborador do Movimento Pró-Cultura e da Escola de Samba do Papagaio, explica que a Fundarte e Prefeitura de Muriaé, principalmente na atual gestão, têm se empenhado nesse resgate à cultura, permitindo um Carnaval de qualidade, em que as Escolas puderam mostrar o potencial de seus integrantes, tanto no desfile quanto na produção.

“Trouxemos em torno de 120 componentes, em um enredo baseado no nosso amigo da comunidade, o Diones D’ Castro, um professor de dança que sempre cedeu as aulas pra gente participar com as coreografias. Então pensamos em homenageá-lo. E também trouxemos a Dona Arlete, uma senhora que está com problemas no joelho, para curtir mesmo na cadeira de rodas, para não perder a oportunidade de desfilar com a gente. Foi um Carnaval muito especial, porque aqueles que acharam que não poderiam vir, compareceram da forma que pudemos trazer. Muriaé está de parabéns por resgatar essa cultura e essa tradição na Avenida. Então não importa se é sambando, andando ou sendo conduzidos, mas as pessoas da comunidade, nós fazemos questão de trazer. A tradição não pode se perder e tem que cultivar a importância dessas pessoas que mantém a chama da cultura viva e ativa com sua colaboração”, destaca.

Segundo Felipe, a bateria e os mestres estiveram mais uma vez afinadíssimos no enredo. “Tivemos carro falando das danças e tudo mais, desde a Grécia, a música… O ser humano não vive só pela razão, mas pela paixão. O Carnaval é uma delas e precisamos disso… Desses personagens ativos dentro de cada comunidade, para ter a oportunidade de ver estes trabalhos impecáveis das escolas de Muriaé”, afirma.

Thainá Gadoni Souza, presidente do Movimento Pró-Cultura e da Escola de Samba do Papagaio, disse que a integrante Ana Paula Craveri, coordenadora do Ateliê e Carnavalesca, fez todo o desfile, desde a programação até às fantasias, a parceria e tudo que resultou em um desfile além do esperado. “Foi tudo muito bonito e superou as expectativas, sem dúvida nenhuma. Foi nossa oportunidade de valorizar mais a cultura. É muito bom ver até os pequenininhos participando, é importante para as novas gerações a oportunidade de trazer a cultura. Valorizamos muito as parcerias com as outras comunidades. Vale a pena preservar tudo que conseguimos. A Dona Arlete, por exemplo, está com a gente desde  o inicio. E ela ter comparecido mesmo com todos os problemas, participando conosco, nos alegra muito. Ainda mais ver que ela faz questão, porque é apaixonada pelo Carnaval. É incrível e gratificante”, completa.

 

Share: