maior

Mais uma vez o dia 6 de setembro, Dia do Muriaeense, foi uma data de comemoração, oportunidade de relembrar a história e cultura de nossa cidade. As festividades iniciaram na Praça João Pinheiro com o Momento Cívico, que foi a abertura para os tradicionais desfiles das escolas municipais, que levaram às ruas cartazes e fantasias de personagens importantes nas origens e na evolução de Muriaé até os dias de hoje. Cada escola ilustrou um tema com seus profissionais da educação e alunos, estabelecendo uma espécie de cronologia dos acontecimentos mais importantes que já tivemos registrados em nossas terras.

De acordo com o prefeito Aloysio Aquino, o Dia do Muriaeense foi instituído pelo Dr. Antonio Canêdo, um dos fundadores da escola de mesmo nome, pessoa que teve uma preocupação muito grande com as crianças de nossa cidade. “A educação é fundamental e felizmente conseguimos investir muito nessa área, assim como na saúde, mesmo com a crise econômica. Isso é gratificante para nós. Espero que os gestores dêem continuidade a esse trabalho, num bom ritmo de desenvolvimento”, explica.

A secretária municipal de Educação, Maria Cristina Navarro, comemorou o quarto ano consecutivo liderando os desfiles das escolas municipais, que tradicionalmente acontecem no dia 6 de setembro. “Estamos fechando este ciclo com chave de ouro. Nossos alunos estudaram sobre a história de Muriaé, desde quando surgiu até hoje, com o desenvolvimento que teve. Foi muito gratificante essa oportunidade. Existe um entrosamento entre as escolas e essa apresentação foi o desfecho de um projeto vitorioso. Agradeço aos alunos pelo empenho e participação, a direção e equipe das escolas por coordenarem perfeitamente suas alas, e aos pais por abraçarem mais uma vez esse belíssimo desfile que todos tiveram a oportunidade de assistir”, completa.

O dia 7 também foi marcado por belos momentos de civismo e nacionalismo, como os desfiles de diversos órgãos e entidades municipais, como: Corpo de Bombeiros, Penitenciária, Fanfarra Gilberto Tanus Braz, Desenvolvimento Social, Pavilhão Nacional, Escolas, Projetos e Departamentos da Fundarte, secretarias municipais, ONGs, Unidos São Joaquim; CIASDEM, Associação Muriaeense dos Autistas, Associação dos Surdos de Muriaé e Instituto Mateus Sena, Aventureiros, Desbravadores, Escoteiros e Tiro de Guerra.

Share: