A 15ª edição da Gincana Sociocultural da Escola São Paulo (ESP) foi um verdadeiro sucesso, conforme tradição. Mesmo com a crise econômica do país, foram arrecadadas, este ano, cerca de sete toneladas de alimentos, os quais foram distribuídos para onze instituições sociais de Muriaé e região. A entrega aconteceu na sexta feira 4 de agosto, em frente a Instituição de Ensino. As arrecadações mais uma vez comprovaram a preocupação da Escola, por meio de sua direção, professores e demais colaboradores, em ensinar os valores humanos e transformar seus alunos em cidadãos solidários; o empenho dos estudantes em desenvolver o trabalho e fazer o seu melhor; e a solidariedade dos muriaeenses, especialmente os pais e demais parceiros da ESP, buscando sempre ajudar o próximo. Foi também mais uma oportunidade de fortalecer a parceria Família / Escola e reforçar a confiança que eles depositam no trabalho desempenhado com seus filhos.

José Nicodemos Couto, Diretor da Escola São Paulo, encarou com muita satisfação os resultados de mais uma edição de sucesso da Gincana. Na oportunidade, ele agradeceu a todos que ajudaram direta ou indiretamente para que a tradição educacional, cultural e social do evento continuasse. “Ficamos muito felizes de mais uma vez desempenhar um trabalho que contribui para atender, através das instituições parceiras, as pessoas que necessitam deste apoio. Parabéns a todas as turmas, que não mediram esforços, aos pais que sempre compreendem nosso propósito, os professores e colaboradores da Escola, que se esforçam cada ano mais. E a todos que ajudaram direta ou indiretamente para que conseguíssemos chegar a este montante. O troféu do nosso patrono, Raphael Barreto, passa desde 2002, ano do nosso centenário, para as turmas vencedoras. Portanto, este é um evento que vamos manter sempre”, analisa.

A Gincana contou este ano com a 23ª edição do Show de Calouros, revelando grandes talentos musicais entre os estudantes da ESP e seus familiares, com a participação de vários jurados que atuam no meio musical e foi um verdadeiro sucesso! Participaram os 7º até 9º anos do Ensino Fundamental e as turmas do Ensino Médio. Os professores amigos foram: Camila (8º B) e Rafael (2º). As turmas vencedoras deste ano foram o 8º B (no Ensino Fundamental) e 2º U (Ensino Médio). Os casais fitness foram: Ana Beatriz (8º B) e João Gabriel (9º B) no Ensino Fundamental, e Lívia Fernandes (2º) no Ensino Médio e Matheus Paiva (2º U) no Ensino Médio. As Entidades beneficiadas Neste ano foram: APAE, El Shaday, Lar Ozanam, Pastoral Social, COMVIDA, Creche Alfredo Couto, Grupo Espírita Maria de Nazaré, Conferência São Francisco de Assis, Projeto Reviver, AAHT e UPAV.

O professor de Educação Física, Carlos Antônio Baldanza, É um dos precursores da história filantrópica da Gincana, recebendo COMO SEMPRE uma grande colaboração da orientadora Sônia Assis. Segundo ele, o objetivo sempre foi acrescentar um momento maior de estreitar a relação família / escola e sociedade. “Todo ano ao realizarmos esse evento, recordamos a presença e a participação da nossa matriarca, a saudosa Dona Maria do Carmo Barreto Couto, uma pessoa solidária, que adorava fazer campanhas para ajudar os outros. É importante para a formação dos nossos alunos aliarmos as vertentes educacional, cultural e social. Assim, reforçamos os valores que a sociedade precisa. É essa a juventude que queremos. Agradeço a todos que participaram, entenderam o propósito, ajudaram de coração e abraçaram essa causa”, completa.

Romário da Silva Sales esteve presente representando a UPAV (União Planetária Amor e Vida), instituição social localizada no bairro Santa Terezinha, que tem como presidente Antônio Carlos (Carlinhos Scarlat) e como vice Evaldo Miranda. Essa é a primeira vez que eles recebem doações oriundas da Gincana da ESP. “Arrecadamos alimentos para distribuir para a comunidade, ou seja, o povo carente. Há mais de cinco anos, ajudamos com a internação de dependentes químicos, fisioterapia, advogados e aposentadorias. Ficamos muito felizes pela doação oferecida. Esses alimentos já têm destino, que são as pessoas carentes do bairro, cadastradas na ONG. Agradecemos a Escola São Paulo, aos alunos, aos pais e a todos por essa ajuda”, destaca.

Felix Antônio da Cunha esteve representando a Pastoral Social da Matriz São Paulo, que recebe as doações há vários anos. “Toda ajuda é bem vinda e vem na hora certa. Nossa distribuição é feita através de um cadastro das pessoas que são visitadas, as quais realmente necessitam de cestas básicas. Só temos que agradecer a todos que participaram e colaboraram nesta bela campanha, a direção da Escola São Paulo pela organização e  nos proporcionar esse momento de alegria”, completa.

Pe. Cícero, pároco da Matriz São Paulo, elogiou o empenho da Escola São Paulo em promover a cidadania e despertar a solidariedade, um valor muito importante e que muitas das vezes está em falta nos dias atuais. “Parabéns a todos os membros da ESP, seus alunos e os pais. Que essa bela ação possa servir de modelo para outras instituições, espalhando a bondade conforme ensinado por Cristo”, finaliza.

Share: