i anunciado o novo secretariado municipal de Muriaé, o qual fará parte da equipe do prefeito eleito Grego (DEM) e seu vice Dr. Marcos Guarino, que assumirão a gestão municipal a partir do próximo ano (Administração 2017-2020). Ele apresentou oficialmente os nomes de comando das pastas em coletiva de imprensa para os jornais impresso e sites, realizada em sua residência, na última terça (8/11). O prefeito eleito contou que foi bem recebido em seus primeiros contatos e solicitações, mas lamenta que parte da documentação que pediu ainda não foi entregue. Determinado a não fugir às responsabilidades do cargo e na certeza de que atuará, junto à sua equipe, sempre de forma clara, ele esclareceu alguns pontos importantes de sua visão administrativa na reunião, a qual teve a presença dos principais órgãos de comunicação de nossa cidade (impressos, rádio, sites e TV), entre eles o jornal Folha do Sudeste.
Segundo Grego, foi adotado um critério técnico para escolha do secretariado, valorizando servidores públicos efetivos, como exemplo da FUNDARTE, Secretaria de Fazenda e Procuradoria Geral, para montar uma equipe de credibilidade para a sociedade, destacando no comando nomes conhecidos, mas que podem também atender os anseios da população. A meta é manter a sintonia com o povo sob liderança de uma equipe com a mesma filosofia de trabalho, que pensam e querem o bem da cidade; profissionais já reconhecidos em nosso município e região, sendo valorizados com esse convite para cargos de primeira classe. “No último pleito eleitoral, tivemos um grande número de votos nulos, brancos e abstenções, formando um fenômeno que se destaca como contrário à política e isso se deve a muitos dos políticos, que não representam a classe e não se dão ao respeito. Procurei justamente afinar e pensar na cidade como um embrião, um grão de areia dentre tantos municípios, então buscamos fazer o dever de casa”, explica.
Sobre as fusões e incorporações em secretarias, reduzindo o número das mesmas, Grego afirma que isso não era um desejo e sim uma imposição da atual situação econômica. Os cortes de gastos tornaram-se uma necessidade e, ao mesmo tempo em que, mantendo as secretarias, estaria agraciando alguns companheiros, foi preciso ser condizente com a situação vivenciada no mundo, especialmente no Brasil, sem, no entanto, prejudicar ou comprometer a prestação de serviços. “Confio muito nessas pessoas que escolhi, pois tenho certeza de que eles não fugirão à grande responsabilidade que eles terão. Foi uma escolha diversificada, com um grupo que representa várias camadas sociais. Fico orgulhoso de ter conseguido montar essa equipe, apesar de algumas pessoas terem dito que não era o melhor. Ao contrário, tenho a certeza de que eles são os mais comprometidos e coesos com nossa filosofia de trabalho que queremos adotar a partir de 1º de janeiro. Nosso norte é uma administração transparente e participativa”, acrescenta.
E é por isso que Grego convoca os muriaeenses, pois reforça a necessidade de que a população saia do conforto de apenas criticar e passe também a participar, aproveitando essa oportunidade, já que muitos reclamavam que a classe política não permitia esse tipo de democracia. “Queremos que as pessoas e as organizações possam atuar junto conosco, pois as mudanças que fizemos e vamos fazer não são somente de nomes, mas também de cultura, modo de pensar e agir. O erro não está somente na política e é importante que todos compreendam e façam seu melhor. Nosso comprometimento é de assumir nossas promessas e efetivá-las, sempre com igualdade e respeito”, completa.
Confira o novo secretariado escolhido pelo o prefeito Grego (algumas pastas ainda não têm os nomes definidos):
Gabinete do Prefeito: Sérgio Soares Duarte
Procuradoria Geral: Luciano Luiz Bandeira de Melo
Secretaria Municipal de Administração: a ser definido
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente: Manoel Teodoro Pereira de Carvalho Filho
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais: Carlos Magno de Oliveira
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Giselle Braga de Aquino. Adjunta: Elisângela Camerino
Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude: Maria Conceição Rodrigues de Souza (Nininha). Adjunta: a ser definido
Secretaria Municipal de Fazenda: Célio Carlos de Paula
Secretaria Municipal de Obras: Aderbal Fernandes da Silva
Secretaria Municipal de Saúde: Dr. Paulo César de Oliveira
Secretaria Adjunta de Saúde: A ser definido
Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR): Geraldo Vergilino de Freitas Júnior
Fundação de Cultura e Artes (FUNDARTE): Flávia de Mello Neves
Controladoria, Planejamento e Gestão: Silvio Márcio Bousada Salvato
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DEMUTTRAN): A ser definido