Solenidade irá reconhecer trabalho de pessoas que colaboram com cultura da cidade
A Medalha Itabajara Catta Preta, criada pela Prefeitura de Muriaé por meio da Fundarte, será entregue para dois escritores na próxima quarta-feira (25), às 19h30, na Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira. A solenidade é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho de pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cultura na cidade.
Itabajara Catta Preta é o principal responsável pela criação da Biblioteca Municipal de Muriaé, em 1940. Desde a adolescência, já escrevia poemas e poesias e, aos 18 anos, publicou o seu primeiro livro “Flor da Idade (1941). A medalha de honra ao mérito, que levará o seu nome, será entregue para Andréa do Valle e Luiz Gonzaga.
Andréa do Valle é professora, contadora de histórias e atriz. Autora de sete livros, gosta de abordar em seus escritos gente, bichos, natureza, a simplicidade de ser feliz, amizade, amor, borboletas e flores O segundo homenageado, Luiz Gonzaga da Silva, é professor de literatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (FAFISM), escritor de livros, poesias e artigos para os jornais da cidade, assim como fundador da Academia Muriaeense de Letras.
Prefeitura homenageia escritores como forma de incentivar cultura
Pela primeira vez, a Prefeitura está prestando homenagem aos escritores de Muriaé, incentivando o surgimento de novos talentos no município. Entre os escolhidos, nem todos são muriaeenses, mas residem na cidade e por aqui desenvolveram famílias e realizaram seus trabalhos. “É com muito prazer que criamos esta Medalha de Honra ao Mérito para homenagear nossos autores de livros, poesias e outras publicações. Precisamos valorizar os escritores que tanto colaboram para o desenvolvimento da cultura em nossa cidade”, declarou o prefeito Grego.
Entrega da Medalha Itabajara Catta Pretta – escritores de Muriaé
Dia: 25 de julho (quarta-feira)
Hora: 19h30
Local: Biblioteca Vivaldi Wensceslau Moreira