Vacinas como meningite C, febre amarela, tríplice viral e influenza tiveram mudanças em 2020
Municípios de todo país, incluindo Muriaé, estão seguindo recomendações do Ministério da Saúde e fazendo alterações no calendário vacinal. Entre os imunizantes que tiveram atualizações este ano estão meningite C, febre amarela, tríplice viral e influenza.
A vacina meningogócica C, que protege doenças como meningite, foi uma das que sofreu mudanças em sua aplicação. Neste ano, a recomendação é que adolescentes de 11 a 12 anos, 11 meses e 29 dias recebam a dose.
Já a tríplice viral, que previne o sarampo, caxumba e rubéola, ampliou a faixa etária de 30 a 49 anos para 30 a 59 anos. No calendário de rotina, essa vacina é feita em crianças com 1 ano (primeira dose) e 1 ano e 3 meses (segunda dose).
Vale lembrar que, até os 29 anos, a pessoa deve ter duas doses da vacina com o componente sarampo registradas no cartão. De 30 a 59 anos, deve ter apenas uma dose da vacina.
Vacinação contra a gripe – A campanha nacional de vacinação contra a gripe está prevista para começar mais cedo este ano, em 23 de março. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não foi comunicada oficialmente do início da campanha e aguarda parecer do MS.
O grupo prioritário desta vacina também foi ampliado. Na campanha deste ano, devem receber o imunizante crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, além dos grupos específicos (grávidas, mulheres até 45 dias pós-parto, trabalhadores da saúde, professores, pessoas que apresentam doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, jovens que cumprem medidas socioeducativas, entre outros).
Febre amarela – Com a intenção de ampliar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde expandiu a imunização contra a febre amarela. Além de ser aplicada aos 9 meses, a vacina ganhou um reforço em crianças a partir dos 4 anos. Adultos ou crianças que já foram vacinados antes dos 5 anos e que possuem apenas um dose têm direito a uma dose de reforço. Já quem tomou a vacina após os 5 anos é considerado imunizado contra a doença e, portanto, não precisa de outra dose.
A vacina pode ser realizada até 59 anos. A partir de 60 anos, a vacinação deve ser feita somente com prescrição médica, devido ao aumento de eventos adversos em pessoas desta idade.
A aplicação do imunizante está sendo feita de forma escalonada, com dias marcados, a fim de se evitar o desperdício, visto que a vacina dura seis horas após aberta. Confira abaixo a escala de vacinação:
– Segunda-feira: Santana, Aeroporto, Santa Terezinha, Dornelas, Belisário e Marambaia;
– Terça-feira: Gaspar, Joanópolis, Santo Antônio, Policlínica Safira e Boa Família;
– Quarta-feira: São Pedro, São Francisco, Porto e José Cirilo;
– Quinta-feira: São Gotardo, Inconfidência, Barra II, Bom Jesus e Vermelho;
– Sexta-feira: Barra I, Planalto, São Cristóvão, Cardoso de Melo, Itamuri, Primavera e Patrimônio São José.
Sala de vacinação da UBS Inconfidência – A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Sala de Vacina da UBS Inconfidência já retornou seu funcionamento e está aplicando normalmente as doses.
O horário de atendimento neste setor é das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira (com exceção das vacinas escalonadas, como febre amarela e tríplice viral).