teste
Via Instituto Votorantim e com apoio técnico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, medidas incluem ações em todas as regiões do Brasil
São Paulo, 30 de março de 2020 – Diante do cenário atual de avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Votorantim anuncia que adotará, por meio do Instituto Votorantim, medidas para contribuir com a sociedade brasileira na luta contra o avanço da propagação do vírus e seus efeitos.
O Instituto Votorantim atuará em duas frentes: redirecionamento de projetos atualmente em execução nos municípios em que as empresas da Votorantim estão presentes, com foco em ações para o combate ao novo coronavírus; e apoio financeiro adicional de R$ 50 milhões às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil, na compra de itens como kits para teste, respiradores e demais equipamentos essenciais.
As iniciativas terão apoio técnico e médico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, organização apoiada historicamente pela Votorantim.
Projetos do Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim e as empresas investidas da Votorantim atualmente conduzem mais de 300 projetos, nas cinco regiões do Brasil. Nas próximas semanas, grande parte dessas iniciativas será redirecionada, dentro de suas áreas de execução, para ter foco no combate ao covid-19.
Esta primeira frente de atuação terá como base a identificação das necessidades dos municípios mais vulneráveis e com faixa etária mais elevada, envolvendo a prevenção com disseminação de conhecimento e também assistência à população, por meio da distribuição de itens de higiene e de subsistência, além da doação de equipamentos de segurança para profissionais de saúde.
Doação adicional
Na segunda frente de atuação, a Votorantim irá aportar R$ 50 milhões, adicionais ao investimento social anual já realizado por suas empresas, para apoiar autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil na compra de equipamentos como respiradores e máscaras, além de testes e outros itens de suporte hospitalar para os profissionais de saúde e para a população. A intenção é que parte do dinheiro seja aplicada nas cidades de pequeno e médio portes, que serão priorizadas de acordo com as maiores vulnerabilidades nos municípios, antecipando a reação à disseminação da pandemia pelo interior do país.
Com essas ações, a Votorantim reafirma seu papel de empresa cidadã comprometida com o país e os brasileiros. O desafio de enfrentar os efeitos do covid-19 é enorme, mas a Votorantim reforça a crença de que, com a união de esforços de poder público, empresas e sociedade civil, trabalhando de forma coordenada e em sintonia, esta crise de saúde será superada.
Sobre a Votorantim S.A.
A Votorantim S.A. é uma companhia brasileira centenária, de controle familiar e que faz investimentos de longo prazo em empresas que atuam em diversos setores da economia. As empresas do seu portfólio operam em 19 países e empregam cerca de 35 mil pessoas. Como gestora ativa de portfólio, a Votorantim S.A. preserva o seu DNA nas suas investidas, incentiva a inovação e o desenvolvimento de lideranças. No Brasil, as empresas investidas são: Banco BV, CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Citrosuco, Nexa Resources, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia.
A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Coordenação do Cadastro Único, informa que o projeto de auxílio financeiro para trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores ainda está em fase de aprovação e construção. Portanto, os municípios ainda não receberam as orientações e normativas sobre como, de fato, este benefício funcionará.
Assim que a Secretaria obtiver informações concretas vindas do Ministério da Cidadania divulgará à população.
Para evitar aglomeração, a SMDS solicita que o público ligue e se informe antes de sair de casa. Os telefones disponíveis para este serviço são: 3696-3346 e 3696-3387.
A partir da próxima terça-feira (31), a retirada de leite e fraldas para as crianças matriculadas na Escola Municipal Maria do Carmo Cerqueira Castro (bairro Joanópolis) passará a acontecer na própria instituição.
A medida tem o objetivo de facilitar o acesso dos pais ou responsáveis aos insumos, evitando assim que precisem ir até a Barra, como vinha ocorrendo até então, durante o período de quarentena contra o coronavírus. Vale lembrar que cada criança com idade entre zero e três anos matriculadas na rede municipal tem direito a três litros de leite e 15 fraldas por semana.
Locais de distribuição – A entrega rápida de alimentos e insumos foi a saída que a Prefeitura de Muriaé encontrou, através da Secretaria Municipal de Educação, para preservar os direitos das crianças e, ao mesmo tempo, cumprir as determinações de se evitar aglomerações.
Assim, o serviço foi organizado em três escolas da rede municipal: José Miguel Muahad (Barra), Ionyr Bastos Dias (Padre Tiago) e Maria Quitéria Perez Schelb (Alterosa). Desde a última terça (24), tais unidades funcionam como centrais de distribuição de leite e fraldas para alunos de outras 13 creches do município.
Em bairros e distritos mais afastados, os pais ou responsáveis podem fazer a retirada dos produtos na própria escola, desde que o aluno beneficiário esteja matriculado naquela mesma instituição. Esta estratégia vale para as crianças das creches do Vermelho, Pirapanema, Aeroporto, Gaspar e, a partir do próximo dia 31, também do Joanópolis.
A imunização de idosos está sendo realizada em um local fora da Unidade Básica de Saúde, para que as pessoas com mais de 60 anos não precisem entrar no local, evitando a aglomeração. Algumas UBS’s montaram barracas na frente do posto. Já outras utilizam espaços como escolas e associações de moradores localizadas próximas às unidades. Na entrada de cada posto de saúde um agente organiza a chegada e o direcionando do público.
Idosos acamados serão vacinados a partir do dia 6 de abril. Os profissionais de saúde irão até as residências aplicar a dose. Caso prefiram, os familiares podem levar esses idosos e estacionar o veículo bem próximo às unidades, para que eles recebam a vacina dentro do próprio automóvel.
Importante frisar que os profissionais de saúde só irão até as casas de idosos acamados para aplicar a dose.