Na manhã da última quinta-feira (17), no Teatro Zaccaria Marques, foi realizada uma solenidade que marcou o encerramento das atividades da 17ª Delegacia do Serviço Militar, com sede na Rua Coronel Domiciano, Centro, em frente o Paço Municipal. A ocasião também foi marcada pela despedida do delegado do Serviço Militar Municipal, Tenente Arcanjo, o qual exercia essa função desde janeiro de 2015.
O fechamento da instituição é parte de uma modificação no sistema organizacional do Exército Brasileiro, mas a população pode ficar tranquila que isso não afetará o processo de alistamento dos nossos jovens. O processo continuará gerenciado pela Junta do Serviço Militar, órgão municipal que tem sede no mesmo endereço da delegacia. Os 21 municípios englobados passam a enviar seus dados sobre o alistamento militar diretamente à 12ª Circunscrição do Serviço Militar (Juiz de Fora MG). O atual prefeito e presidente do TG Muriaé, Aloysio Aquino, esteve presente e parabenizou Ten. Arcanjo pelo trabalho prestado durante sua permanência, bem como enfatizou a importância das instituições militares.
Segundo o prefeito eleito Grego, também presente no evento, o serviço militar está intimamente ligado à credibilidade da instituição Exército Brasileiro e a importância que ele exerce através do Tiro de Guerra junto aos nossos jovens, na formação de cidadania, valores cívicos e morais. “Eles passam também a ser jovens mais bem preparados para atuar no mercado de trabalho. A Prefeitura não economizará esforços para ser parceira dessa instituição em nossa cidade, com meu compromisso de fortalecer esse vínculo e fazer de tudo para viabilizar a desejada sede própria”, afirma.
O comandante da 12ª Circunscrição do Serviço Militar, Alexandre Petrini Leonardo, explicou que já aconteceu com êxito a implementação do sistema de alistamento online em municípios do território brasileiro. “Observamos que pode ser evitada a emissão de diversos documentos, de forma representativa em termos de custo, e, por meio digital, eles podem ser validados”, explica.
Tenente Arcanjo destacou que Minas Gerais é uma terra muito boa, com a qual mantém um grande sentimento. “Agradeço pela oportunidade por ter ombreado, juntamente com o cidadão muriaeense, este trabalho e ter sido aqui agraciado, porque essa é minha segunda casa. Fui movimentado para o Batalhão de Apoio às Operações Especiais em GO, onde terei a oportunidade de concluir minha missão como pára-quedista, voltando a saltar de aeronave em vôo”, completa.
Deixe um Comentario