CAMARA DE MURIAE

A primeira sessão ordinária da Câmara de Muriaé foi marcada pela eleição dos demais membros da mesa diretora já encabeçada pelo presidente Carlos Delfim (vereador mais votado no pleito de 2016), um rico debate entre os vereadores, a apresentação de diversas proposições, a aprovação de quatro projetos do Executivo, a presença do vice-prefeito Marcos Guarino e a participação de Abrão José de Paula que falou na Tribuna Livre sobre as necessidades dos deficientes físicos em Muriaé.

Presença do vice-prefeito
Presente a primeira Sessão Ordinária da Câmara de Muriaé, o vice-prefeito Dr. Marcos Guarino foi convidado pelo presidente Carlos Delfim para integrar a mesa diretora desta reunião, permanecendo na Câmara e acompanhando todos os trabalhos do Legislativo neste primeiro dia de atividade parlamentar de 2017.

Eleição da mesa diretora
A chapa única composta por Celsinho (1º vice-presidente), Dr. José Carlos (2º vice-presidente), David Lacerda (1º secretário) e Reginaldo Roriz (2º secretário) foi eleita por 13 votos para preencher a mesa diretora da Câmara, na gestão 2017. Presidindo o trabalho, o presidente Carlos Delfim, que já havia sido empossado no cargo em 1 de janeiro de 2017, devido ao fato de ter sido o vereador mais votado no pleito de outubro de 2016, como determina o regimento interno da Câmara Municipal de Muriaé.

Apresentação das proposições e projetos
Foram apresentadas na sessão todas as proposições efetuadas pelos vereadores durante o mês de janeiro de 2017 para serem votadas na próxima reunião que acontecerá no dia 14 de fevereiro. Cinco projetos apresentados pelos vereadores Ademar Camerino, Drª Miriam e Ciso foram lidos e vão à votação na próxima sessão. Além disso, também foram apresentados quatro projetos pelo Executivo, que foram à votação e alcançaram a aprovação dos vereadores, todos por 15 votos a favor e uma abstenção.

Projetos aprovados
Entre os projetos aprovados estava o que autorizou o prefeito Ioannis Konstantinos Grammatikopolos, o Grego, a instituir turno único em órgãos e serviços públicos municipais. A medida, que pode ser adotada por tempo determinado, visa gerar economia aos cofres públicos com a diminuição do consumo de água, energia, telefone, entre outros benefícios. Foram aprovados também os projetos que visam à readequação do quadro das funções gratificadas da Fundarte, a correção de ponto específico no Plano de Cargos e Salários do Demsur e a alteração de alguns pontos do Código Tributário Municipal (Lei complementar 3.195/2005) a fim de agilizar os serviços e oferecer mais eficiência nos resultados.

Uma noite de grandes debates
Durante a primeira sessão ordinária de 2017, vários vereadores fizeram uso da tribuna por motivos diversos. Jair Abreu, Dr. José Carlos, Evandro Cheroso, Drª Miriam, Helena Carvalho, David Lacerda , Sargento Joel e Júlio Simbra fizeram uso da palavra. O último, como líder do Governo, apresentou pontualmente os projetos do Executivo em pauta para votação, justificando-os e explicando a necessidade da urgência. O presidente Carlos Delfim também fez uso da palavra deixando claro que sua gestão manterá um compromisso firme com Muriaé e a democracia, proporcionando agilidade na apreciação e votação dos projetos para que a população possa ficar assistida com eficiência.

Defesa dos deficientes físicos
Foi concedida a palavra na tribuna livre a Abrão José de Paula que vem se empenhando em levantar e apresentar as autoridades de Muriaé às necessidades da população que possui qualquer tipo de deficiência física, principalmente no que diz respeito ao atendimento de saúde e ao acesso a diversos locais da cidade, dentre eles, alguns órgãos públicos. O vereador Reginaldo Roriz fez alguns apartes na fala de Abrão apoiando suas reivindicações e apresentando propostas significativas, diante de sua experiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que lhe proporcionou conhecer esta questão de forma mais ampla e profunda no Estado.

Veja mais na edição 744 do Folha do Sudeste

Share: