palestra

Foi realizada, na noite da última quinta (24/11), no Salão Nobre da UNIFAMINAS em Muriaé, a palestra ‘Valorização Profissional x Excelência no Atendimento’, ministrada por Sérgio Dias Bebiano, profissional de contabilidade, consultor tributário, entre outros numerosos cargos exercidos atualmente. Essa foi uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais,(CRCMG) em parceria com a Delegacia Seccional de Muriaé, a empresa LMD Sistemas e a UNIFAMINAS.

Segundo Luis Dagnoni, delegado da Delegacia Seccional CRCMG de Muriaé e Região (responsável por vários municípios limítrofes atendendo os profissionais da área), a função outorgada é a de ser um braço do Conselho de Belo Horizonte na cidade, levando em conta que o jovem, prestes a formar, às vezes vai para o mercado de trabalho sem saber como agir e proceder, pelo o fato de nunca ter tido emprego. É Também uma oportunidade de conhecer alguns procedimentos que são fundamentais para que o estudante se torne um bom profissional para atender as necessidades das empresas e que precisarão ainda mais daqui pra frente. “Valeu a pena este encontro, porque observamos que ficam para trás aqueles que não tiverem atualizações, pois terão a responsabilidade de assinatura dos balanços das grandes empresas ou mesmo de seus escritórios de consultoria e auditoria. É também uma oportunidade de demonstrar o respeito que o Conselho tem com os nossos profissionais, levando cursos e palestras fundamentais para o enriquecimento de cada um. Temos que dar forças para que o Sindicato possa realizar o trabalho de defesa da classe, já que hoje em dia ouvimos muitas reclamações dos profissionais, mas ninguém apresenta documentos ou a materialidade delas, ficando apenas na palavra. Temos que tomar decisões, ver o que está certo e errado, assumindo a responsabilidade de tentar ajudar a corrigir, ao invés vez de criticar”, explica.

Durante o evento, foram entregues duas carteirinhas do Conselho para dois novos jovens contadores. Luis Dagnoni avaliou como gratificante a oportunidade de fazer essa entrega e ver a emoção deles e o orgulho dos familiares, por terem escolhido uma profissão tão nobre, embora ainda pouco valorizada. Lucas e Fábio receberam a carteirinha, já pagaram a anuidade do Conselho, são habilitados e estão com vontade de trabalhar bem em benefício às empresas para as quais prestarem serviços. O muriaeense Lucas Freitas Tavares, formou no mês de agosto de 2016, já trabalha há 3 meses na área, mostrou-se muito feliz com a conquista e destacou o apoio que recebeu da família. “É um momento muito importante, de reconhecimento, ao final dessa jornada, que representa nosso mérito, com muita satisfação. Fortalecemos também os novos colegas que em breve estarão no mercado de trabalho, pois muitas vezes desacreditamos, mas quando vemos um amigo dando certo profissionalmente é muito bom e animador”, reflete.

Aline Reis Amim, professora do curso de Ciências Contábeis, com formação em Administração e técnica em Contabilidade, avalia que a palestra foi importante para abrir um canal de comunicação com os alunos que estão formando e seguindo para o mercado de trabalho, podendo se aproximar do conselho de classe. “Novas oportunidades surgirão para eles estarem antenados, atualizados e se inserirem. Isso é muito valioso para eles. A UNIFAMINAS sempre dá oportunidade como essas e elas fazem o diferencial para os alunos”, completa.

O palestrante Sérgio Dias Bebiano, de Divinópolis MG, agradeceu o amigo Dagnoni, que considera um excelente profissional e de muito respeito, pelo convite. Ele mostrou-se feliz e surpreso ao comparar a evolução da cidade de Muriaé com relação à sua visita anterior e já adiantou que espera voltar em breve devido à grande hospitalidade. Segundo ele, é uma honra e prazer ministrar em uma cidade onde as pessoas lhe acolhem tão bem. “O objetivo é preparar os alunos para os desafios da profissão de Ciências Contábeis e o atendimento aos clientes, mas também auxiliar os que já executam as funções. Tentei promover uma palestra de impacto, iniciando de forma negativa propositalmente, causando um mal estar no público, para que a pessoa possa refletir se está agindo assim. A partir daí, busco mostrar como ele deve proceder e mostrando o errado primeiro fica mais assimilável e gravado na memória. Leva-se em conta a pessoa que estará procurando emprego, numa entrevista com o empregador ou mesmo a postura que assume com os clientes e colegas de trabalho. Falei também do envolvimento na questão familiar e com a sociedade, a escola, o transito, enfim, destacando que devemos trabalhar sempre com gentileza em relação às pessoas”, acrescenta.

Luis Dagnoni agradeceu o Conselho Regional pela disponibilidade, ressaltando o valor da parceria para promoção do evento, com a UNIFAMINAS, que cedeu o espaço, e o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Jorge, que abraçou a ideia desde o início. Para o ano que vem, ele deseja a abertura de novas portas no que se refere a cursos presenciais validados para a educação continuada, pois o aprendizado tem de ser constante. O evento também contou com a presença de Marco Antônio, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Muriaé, esforçado companheiro de longa data de Luis, que, junto a outros contadores amigos, prestigiaram a palestra.

Share: