A enrgisa divulgou nota afirmando que vai cumprir a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e garante que não ira fornecimento de energia por falta de pagamento. Veja nota na íntegra.
A enrgisa divulgou nota afirmando que vai cumprir a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e garante que não ira fornecimento de energia por falta de pagamento. Veja nota na íntegra.
Ubá foi um dos 31 municípios mineiros que tiveram seus planos de trabalho analisados e aprovados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, para recebimento de verbas federais para execução de ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população após as chuvas de 2020. O repasse de R$ 506,9 mil, já autorizado para o município, atende integralmente ao Plano de Metas de Restabelecimento que a administração apresentou a Sedec, que representa a primeira etapa do processo de recuperação da cidade.
O repasse já foi autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional por meio da Portaria nº 373, publicada no Diário Oficial da União do dia 28 de fevereiro, e anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em reunião, realizada no último sábado (29), em Belo Horizonte, na presença do prefeito Edson Teixeira Filho.
O Plano de Metas de Reconstrução, que contempla obras mais complexas e de maior valor, também apresentado pelo município, segue em análise.
“Essas são apenas as primeiras liberações de recursos que o MDR fará aos municípios atingidos pelas chuvas em Minas Gerais e são parte do pacote de quase R$ 1 bilhão anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro. São recursos muito importantes para essas cidades, que poderão atender os moradores afetados e restabelecer a normalidade das vias públicas e outras infraestruturas danificadas”, disse Marinho.
O Plano de Metas de restabelecimento (1ª etapa) contemplado englobou as seguintes obras:
– Construção de Gabião para contenção do passeio e da Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (Beira-Rio) e Cabeira da Ponte da Bandeira (próximo a Ponte da Bandeira);
– Construção de Gabião para a reconstrução de Passeio, contenção Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (Beira-Rio) e proteção da Ponte (em frente ao Posto D’ Lucca);
– Construção de Gabião para contenção do passeio e da Av. Ponte Fazendinha;
– Construção de Gabião para reconstrução do passeio e proteção da Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (em frente a Loja Agropecuária Jomaza).
A próxima etapa será a análise pelo Ministério do Desenvolvimento Regional dos planos de reconstrução dos municípios afetados, que são projetos mais complexos, com cálculos estruturais para obras de maior complexidade e valor. Até o momento, Ubá já enviou planos de trabalho para 13 obras classificadas como ações de reconstrução.
Projetos de Ubá são referência no estado
Durante a reunião em Belo Horizonte, o secretário Nacional da Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas, agradeceu ao prefeito Edson Teixeira Filho pela atenção prestada pelo município a Equipe da Defesa Civil Nacional que esteve na cidade, e destacou a qualidade do plano de trabalho apresentado pelo município. “Segundo fala do Coronel Alexandre, o relatório do município de Ubá é referência para os demais devido à qualidade e nível de informações. Além de manifestar nosso orgulho, também parabenizamos aos profissionais da Prefeitura, especialmente aos diretamente envolvidos com o processo e aos demais que colaboraram. Isso nos dá muita esperança de que seremos contemplados com mais recursos importantes para a reconstrução de outros locais afetados pelas chuvas em nossa cidade”, destacou o prefeito Edson.
O CESEC oferece duas opções para aquele que deseja concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Na primeira opção, a escola oferta um curso semipresencial com professores de plantão todos os dias (nos turnos vespertino e noturno) para tirar dúvidas e auxiliar o aluno em todas as suas necessidades referentes à aprendizagem.
Neste sistema, o aluno escolhe o horário que ele tem disponível para estudar. Isto é, a frequência diária, não é uma exigência, sendo obrigatório ao aluno apenas o cumprimento de uma carga horária mínima de 16 horas por disciplina em sala de aula.
É uma opção perfeita para aqueles que não possuem tempo para frequentar uma escolar regular. Cada aluno possui seu ritmo e conclui os estudos de acordo com sua disponibilidade e empenho.
O CESEC oferece uma segunda alternativa que é a Banca Permanente e Avaliação.
Neste sistema, não há frequência nem material didático, o estudante estuda sozinho e realiza 4 provas que englobam todas as disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ele só pode realizar uma prova por dia, que deverá ser agendada com antecedência na própria escola ou pelo telefone 3722-8782 (segunda e terça-feira de 13 às 16:30 horas e 18 às 21:30 horas, e sexta-feira de 12:30 às 15:30 horas e 17 às 20:00 horas).
Caso o estudante obtenha uma pontuação satisfatória na prova da banca, ele eliminará as disciplinas que aquela prova abrange.
Para concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, o aluno deverá concluir satisfatoriamente todas as 4 avaliações.
As disciplinas são distribuídas da seguinte forma:
Ideia do Executivo é auxiliar pessoas que perderam bens materiais durante as cheias
O prefeito de Muriaé, Grego, protocolou nesta terça-feira (18), na agência central da Caixa, pedido de liberação do FGTS para as vítimas que foram atingidas pelas enchentes. O objetivo é auxiliar as pessoas que perderam bens materiais durante as cheias, para que possam retomar sua rotina.
A documentação tem validade até 24 de abril deste ano. Vale lembrar que terão direito de sacar o benefício somente os trabalhadores que têm conta vinculada no FGTS e que estão nas áreas afetadas pelas chuvas e onde foi decretada situação de emergência e/ou calamidade pública.
“Estamos trabalhando de forma contínua e incansável para reestabelecer a ordem na cidade de forma mais rápida possível e auxiliar todas as vítimas que foram afetadas pelas enchentes. Esse pedido de liberação do FGTS é mais um esforço que estamos fazendo para ajudar as pessoas que sofreram com a chuva em Muriaé”, afirma Grego.
Após tramites burocráticos, a própria Caixa vai divulgar os critérios e o calendário para o saque do FGTS.
Estão previstas precipitações variando entre 20mm a 30mm por hora a 50mm por dia
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, há “perigo potencial” de chuvas intensas para Muriaé nesta segunda-feira(17), com precipitações variando entre 20mm a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.
Este aviso tem previsão de término estimado para terça-feira (18), às 10h.
A Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) continuará realizando seus monitoramentos. Quaisquer dúvidas, a população pode ligar para os telefones 199 e 98826-9846 (plantão).
Me perdoem por toda esta “bagunça”… Eu só queria passar.
Eu não fui feito pra Destruir… Eu só queria passar.
Já fui Esperança para os Navegantes…
Rede cheia para Pescadores…
Refresco para os banhistas em dias de intenso calor.
Hoje sou sinônimo de Medo e Dor…
Mas, eu só queria passar…
Me perdoem por suas casas
Por seus móveis e imóveis
Por seus animais
Por suas plantações… Eu só queria passar.
Não sou seu inimigo
Não sou um vilão
Não nasci pra destruição…
Eu só queria passar.
Era o meu curso natural
Só estava seguindo meu destino
Mas, me violentaram,
Sufocaram minhas nascentes
Desmataram meu leito… Quando eu só queria passar.
Encontrei tanta coisa estranha pelo caminho… Que me fizeram Transbordar…
Muros
Casas
Entulhos
Garrafas
Lixo
Pontes
Pedras
Paus…
Tentei desviar … Porque eu só queria passar.
Me perdoem por inundar sua história,
Me perdoem por manchar esta história…
Eu só estava passando…
Seguindo o meu trajeto
Cumprindo o meu destino:
Passar….
Scheilla Lobato
#RioItapemirimES
#Cachoeiro
A Companhia Brasileira de Metais (CBA) emitiu uma nota de esclarecimento na tarde deste sábado (25) informando que não há nenhum risco de rompimento da barragem localizada em Miraí.
Carangola, Divino, Faria Lemos, Caparaó, Antônio Prado de Minas, Espera Feliz, Eugenópolis, Pedra Dourada, Tombos, Muriaé, Rosário da Limeira e Patrocínio de Muriaé: esses municípios formam regiões com grande capacidade para o turismo e terão suas potencialidades trabalhadas nos próximos meses por meio do programa Agente de Turismo Rural.