Os tradicionais Jogos Estudantis de Muriaé (JEM) já estão acontecendo. A cerimônia de abertura da 29ª edição aconteceu na tarde de terça-feira (1), no Complexo Esportivo Gilberto José Tanus Braz, mais especificamente no interior do Ginásio Rodrigo Flores Abreu (Rodrigão) e contou com a apresentação das delegações, o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica.
Para o prefeito Aloysio Aquino, que declarou a competição como oficialmente aberta, o JEM tem papel fundamental para desenvolver nos adolescentes o gosto pelas atividades físicas. “Além de fazer bem à saúde, o esporte cumpre também uma importante função social. Criamos a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude justamente para fomentar o desenvolvimento da prática esportiva junto aos jovens do nosso município”, afirma.
Após a entrada da tocha olímpica e o acendimento da pira, ambos realizados pelo aluno da Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, Higor Mendes Alarcon, e a leitura do juramento pelo estudante Carlito Carvalho Gravel Neto, da Escola Estadual Professor Gonçalves Couto, foi feita a distribuição de kits esportivos para as escolas participantes. “Cada kit contém peteca e bolas de futsal, vôlei e basquete, para auxiliar as escolas na realização das atividades de educação física”, informa o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Vander Gonçalves.
O JEM 2014 será disputado até o dia 29 de abril, com a participação de 21 escolas públicas e particulares do município. São cerca de 500 atletas, na faixa etária de 12 a 18 anos, disputando 10 modalidades esportivas – futsal, vôlei, handebol, basquete, peteca, taekwondo, xadrez, tênis de mesa, atletismo e natação, todos no masculino e feminino. As partidas acontecem no próprio Rodrigão e no Colégio Santa Marcelina.
fonte: Prefeitura Muriaé