Cães de rua já são tratados e identificados no Centro de Zoonoses
Desde o final de 2013, o canil do Centro de Zoonoses de Muriaé já recebe cães de rua para atendimento veterinário. De acordo com o coordenador Ademar Pedrosa, os animais recolhidos nas vias públicas são medicados, castrados e identificados, permanecendo no local até estarem com a saúde restabelecida.
– Sempre que há necessidade, os cães ficam abrigados no canil, onde são alimentados e medicados. Todos os procedimentos de saúde são realizados pelo veterinário Gerson Varella Neto, que verifica a situação de cada cachorro. Somente após tudo isso é que os animais são devolvidos para as ruas ou colocados para adoção, e todas as ações são registradas no livro de controle – informa.
Enquanto permanecem no canil, os cães convivem uns com os outros e realizam atividades ao ar livre, na área externa do Centro de Zoonoses. Todos recebem tratamento adequado e vivem sob condições dignas, com ambientes sempre limpos, comida e água abundantes, além de medicamentos variados.
Obras dos demais blocos ainda em execução
A equipagem do canil do Centro de Zoonoses foi determinada pelo prefeito Aloysio Aquino para que o local pudesse começar a funcionar e os cães de rua passassem a ser tratados, castrados e identificados. No entanto, a unidade conta com outros quatro blocos, que ainda recebem obras.
Vale lembrar que a Prefeitura já pagou a contrapartida exigida no convênio e aguarda, agora, a liberação do restante dos recursos necessários para a conclusão das atividades.
Fonte: Prefeitura de Muriaé