Para alegria da direção, professores, funcionários, alunos e pais, a Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro, bairro Santana, foi reinaugurada no último sábado (4), após uma grande reforma realizada. A escola já tinha uma boa estrutura, mas eram necessárias algumas adaptações para atender os anseios da comunidade com relação à parte física. Faltava uma sala de direção, uma biblioteca, a adequação do espaço de informática, um trabalho de melhoria na parte de acabamento, revestimento das paredes, troca do piso que apresentava problemas, estava soltando, entre outros. Foram feitas obras eficientes para suprir essas demandas. Todas as salas foram revestidas de cerâmica, tornando a parte de limpeza muito mais fácil e duradoura.
Uma área que ganhou destaque foi a esportiva, com a quadra recebendo importantes intervenções. Em funções das fortes chuvas em nossa cidade, os deslizamentos que ocorreram fizeram o muro das intermediações cair e romper todo o alambrado. Foi feita, então, uma reestruturação da quadra, com nova mureta, pintura, construção de vestiário, banheiro e colocação de um bebedouro para melhor atender os alunos. O acesso de interligação da quadra com a escola, feito através de uma escada sem cobertura – o que representava um grande problema –, agora está coberto, gerando mais segurança para os dias de chuva, na passagem dos estudantes. Está também projetada para ser feita uma rampa, a qual não teve tempo hábil para ser realizada, mas que representa uma necessidade e tem toda possibilidade de espaço e estrutura para ser iniciada num futuro próximo.
A licitação de toda obra foi referente ao período de seis meses, portanto coincidiu com o período letivo da escola, o que representou certa dificuldade, pela presença dos alunos, mas a equipe da empresa soube trabalhar ao mesmo tempo que os professores, ambos lidando bem com a adversidade e terminando tudo dentro do prazo. De acordo com a Secretária Municipal de Obras, Mirian Facchini Barbosa, todas as necessidades foram prontamente atendidas. “Estamos muito felizes com os resultados do trabalho. Realmente cumpriu nossas expectativas com relação à eficiência e qualidade do serviço”, analisa.
O evento de reinauguração coincidiu com a Festa Julhina da escola. Em todo início de ano são marcadas as datas referentes a eventos da escola, então, foi definido que a festa acontecesse junto à reinauguração, o que foi possível pelo fato da obra ter ficado pronta a tempo. A reforma da infra-estrutura escolar era um sonho e sua conclusão foi motivo de muita felicidade para todos. Uma ex-aluna escreveu uma carta para a Secretária Municipal de Educação, Maria Cristina Navarro, que a repassou ao prefeito Aloysio Aquino, possibilitando que o pontapé inicial fosse dado. O que mais tem alegrado e gerado satisfação nos alunos é a nova Quadra Poliesportiva, já que eles amam o esporte, principalmente o futebol. Essa quadra tem o nome de João Evangelista de Lacerda, em homenagem ao pai do vereador Davi Lacerda pela doação do terreno, na ocasião em que foi construída. Durante o período de construção, em algumas ocasiões, eles tiveram que abrir mão das aulas de Educação Física na quadra, mas, agora comemoram muito e entendem que valeu a pena.
A diretora Valéria Aparecida Costa Rodrigues e sua vice, Aparecida Tureta, não contêm a euforia, já que compartilharam os mesmos sonhos e ideais, lutando juntas e utilizando todas as ferramentas para que a reforma chegasse a um ponto final. Com a festa julhina e solenidade de reinauguração acontecendo simultaneamente, a alegria foi ainda maior. “Amo festas, então, quando acontecem em dobro, é melhor ainda. Não temos palavras para expressar a emoção dessa conquista. Deixamos nossos agradecimentos especiais à Cristina e sua equipe, que levaram nossa idéia ao prefeito Aloysio Aquino, e a ele, que atendeu prontamente o pedido. Também aos funcionários de todas as áreas e nossa maravilhosa equipe pedagógica. Todos se empenharam muito e sabemos que sem eles não conseguiríamos nada. Sonhamos e lutamos juntos para chegarmos aos objetivos. Os pais também foram muito compreensivos, pois as obras trazem incômodos, como a poeira e o forte cheiro de tinta, mas eles viram nossa necessidade e felizmente não tivemos que suspender as aulas por conta da reforma. Toda comunidade colaborou. Muito obrigada a todos”, destaca.
O prefeito Aloysio Aquino considera a reforma um sucesso, pois proporcionará um ambiente tranquilo e confortável para estudo. Para ele, trata-se de uma conquista da cidade, mostrando o padrão de obras bem feitas e duradouras da administração, que, mesmo com recursos escassos, tem conseguido fazer obras de qualidade para a população. “Mostramos que empregamos corretamente as verbas que temos à disposição. Proporcionamos um ambiente mais limpo e adequado para os alunos e professores que atuam na escola. Essa é uma parte dos recursos do Governo Federal que temos direcionamento para a parte de Educação. Provamos nossa preocupação com o futuro de nossas crianças com obras de qualidade como essa. Antes, não tínhamos nenhuma escola com laboratórios de informática, hoje contamos com 30 delas informatizadas. E não paramos por aí, já temos muitas outras obras em andamento e outras já projetadas, aguardando apenas detalhes para seu início”, avalia.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Cristina Navarro, a escola atende atualmente mais de 500 alunos, desde a Educação Infantil até o 9º ano. Ela lembra que a preocupação era muito grande em reformar a escola, porque foi notado que as paredes das salas de aula estavam com muito mofo e umidade. “Tivemos a prioridade de analisar e acabar com esse problema. Colocamos azulejos em meia parede em toda a escola, fizemos uma sala para a diretoria e a quadra que os alunos tanto amam, um espaço não só de lazer, mas onde podem ter as aulas de Educação Física. Foi uma conquista muito grande para o bairro. Tivemos que fazer algumas alterações e consertamos as partes referentes à água que ocasionava umidade. Fizemos muito e ainda temos a pretensão de fazer mais”, adianta.