A Escola Estadual Desembargador Canedo, iniciou nessa segunda feira 17 de setembro de 2018 a semana “Virada da Educação em Movimento” e contou com o brilhantismo da participação da Psicóloga e Pedagoga Dra. Tarciana de Aguiar Braga, ministrando palestra aos 80 alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II.
Convidada pela Diretora Marluce Soares e Supervisora Luciene Múglia, a psicóloga conversou com os adolescentes sobre diversos assuntos e a palestra de Título “Adolescer” teve como tema principal a “Responsabilidade Afetiva”.
Dentre as mais variadas perguntas, os alunos foram atendidos em suas particularidades e curiosidades, esclarecidos sobre gravidez na adolescência, aborto, Lei Maria da Penha, sexualidade, DSTs, transtornos emocionais decorrentes de situações afetivas e outros.
Com muito carinho e linguagem apropriada à faixa etária, Dra. Tarciana Braga, conduziu a palestra, promovendo um processo reflexivo sobre a banalização dos relacionamentos afetivos na atualidade. Por intermédio de frases como: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” do livro O Pequeno Príncipe, valorizou o respeito à vida, a si próprio e ao outro, despertando o processo de humanização e as atitudes racionais nas tomadas de decisões.
Segundo a Psicóloga e Educadora, Tarciana Braga, “cada vez mais chega ao atendimento clínico, pessoas com quadros depressivos e ansiolíticos decorrentes de situações emocionais que poderiam ter sido evitadas pelo processo reflexivo. Ressalta ainda que agir envolto no imediatismo, no individualismo, de maneira passional, em desrespeito ao outro e a si próprio, são posturas desfavoráveis à VIDA. Segundo a Psicóloga “REFLETIR ANTES DE PROMOVER AÇÃO” vale ouro, é método preventivo da saúde física e emocional.”
A palestra contou com o auxílio dos professores de apoio e foi traduzida em Libras, promovendo o processo de inserção social dos alunos com necessidades especiais.
“É sempre um prazer estar a serviço da educação, fui Coordenadora Pedagógica e professora por 15 anos na rede particular de ensino, conheço bem a realidade do contexto escolar e me senti encantada com o trabalho desempenhado pelo DECA no que tange a educação inclusiva. Aproveito a oportunidade para agradecer o convite e me colocar à inteira disposição para realização de novos eventos”, afirmou a Dra. Tarciana Braga.
A Supervisora da Escola, Luciene Muglia, afirmou que foi lindo ver o impacto que a palestra provocou nos alunos. “ O que no começo era um burburinho de conversas e cochichos…aos poucos foi se transformando em silencio e atenção…Principalmente quando a psicóloga falou numa linguagem acessível a eles, exatamente sobre o que eles precisavam ouvir. Muito obrigada. Espero que tenhamos outras oportunidades de ouvi-la.”
As alunas Lara, Ana Cristina, Hellen e Wanessa, que cursam os sétimos e oitavos anos disseram que a palestra foi muito proveitosa. “Nós gostamos demais da fala da psicóloga. Uma coisa que ela falou nos marcou bastante, foi sobre se valorizar e se amar, pois as mulheres são muito cobradas pela sociedade.”
A Semana “Virada da Educação em Movimento” terminou dia 21 de setembro com palestras, gincanas e terá sua culminância com a entrega de donativos ao Lar Ozanam.