O Auditório do CEFAS recebeu aproximadamente umas 200 pessoas nessa quinta-feira (15), onde foi ministrada uma palestra sobre Técnicas para passar em Concursos Públicos com o Professor João Batista de Oliveira. Agora o próximo passo será o curso completo que acontecerá a partir da próxima semana no Auditório da ACE/ CDL na rua Getúlio Vargas na Barra. Mais informações entre no grupo do WhatsApp (31) 99398-9727 ou no site www.tecnicasparaconcursos.com.br e boa sorte!
teste
Foi um sucesso a 31ª edição da Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro de Laranjal, realizada entre os dias 8 e 11 de agosto. A tradicional festa começou com a esgota dos animais, numa quinta-feira e seguiu até o domingo, Dia dos Pais, com a 4ª Copa de Marcha, organizada por Barroca e Bruno; e shows de Milico e Banda, Dj Pedro Conde, entrega de troféus para os finalistas do Concurso Leiteiro e show do Alemão do Forró, fechando a noite com chave de ouro.
Durante a abertura, o prefeito, Sudário Amorim Carneiro, vereadores e secretariados, agradeceram a presença da população e o apoio de todos para a realização da festa. “Nós não poderíamos deixar de fazer a exposição, porque o povo cobra as festas. O município está passando por muitas dificuldades, mas conseguimos realizar o evento e agradamos a população,” afirmou Sudário.
No primeiro dia de festa aconteceu a Miss Expô 2019. O desfile, organizado por Clarice Franzone, teve como vencedora Talita Ribeiro, que conquistou a coroa e Marina Meireles em 2ª Lugar. A noite foi animada pelo show de Os Brasas. Na sexta-feira, aconteceu 1ª e 2ª ordenha do Concurso Leiteiro, o prefeito Sudário Amorim recebeu as autoridades de Laranjal e da região para a Solenidade oficial de abertura e várias crianças e adolescentes para um lindo desfile de modas. Os shows ficaram por conta das bandas 3 Dias e Sinta Liga. No sábado, a programação ficou com a 3ª e 5ª ordenha do Concurso Leiteiro, Patau e Luciano, e o Show de Cristiano Bani e Daniel, finalizando com o Dj Neskau.
O Secretário de Agricultura e Pecuária do Município, Luiz Fernando Novais Oliveira, ressaltou que a Exposição Agropecuária de Laranjal é um momento muito importante e significativo para o município. “Nós conseguimos reunir todos os produtores de leite e agricultores em torno da valorização dessas práticas do município. São quatro dias de evento e esta festa é muito significativa para todos, pois reúne a população e é uma oportunidade de entretenimento.”
A Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na parte alta do Bairro João XXIII (Paróquia Santa Cruz), celebrou o Dia dos Pais no sábado de agosto, com uma missa especial presidida pelo o Pároco o Pe. Paulo Roberto. Os coordenadores preparam lindas homenagens e ao final da celebração foram sorteados brindes para os pais presentes e cada um ganhou uma caneca de lembrança da comunidade e logo após todos se confraternizaram com delicioso bolo salgado e doce. Parabéns a todos os pais e a equipe que preparou tudo com muito carinho.
A cerimônia de posse da nova diretoria do Colina Country Club para o biênio 2019-2021 aconteceu na sexta-feira, 9, com movimentada festa para os associados. Os convidados foram recebidos com um animado show sertanejo da dupla que fez grande sucesso no The Voice Brasil, Álvaro & Rodriguez e do DJ Luiz Cláudio. O desejo de ajudar o próximo também fez parte da festa, mesmo com entrada franqueada, cada sócio que participou contribuiu com um pacote de fralda geriátrica, a ser doada para instituições de caridade de Muriaé.
Durante o evento, o presidente José Wilson Martins, fez emocionado discurso. “Tomar posse como presidente do Colina é sempre uma alegria e quando isso acontece pela terceira vez e sendo escolhido pela maioria dos associados é uma alegria ainda maior. Eu quero agradecer a todos, inclusive ao Antônio que nos antecedeu, nos apoiou e vestiu a nossa camisa, trabalhou na campanha e tivemos o triunfo maior. Agradeço também de coração a todos associados que vieram para votar, não apenas os que votaram na minha chapa, mas todos que contribuíram no processo democrático de escolha. Preparamos uma festa muito bonita, estamos recebendo com homenagens o Sr. Guilherme Dornelas e a sua esposa Dona Letícia que foram os fundadores do Colina, pessoas por quem temos muito carinho. E fizemos questão de trazer uma música de ótima qualidade para prestigiar a todos que frequentam o clube.”
O vice-presidente do Colina, Felipe Macedo, endossou as palavras do presidente. “A nossa intenção é fazer o melhor pelo associado, contribuindo para uma administração sempre transparente e voltada para o bem-estar de todos e melhorando cada vez mais o clube. E hoje temos esse momento muito importante que fizemos para a família, porque o Colina segue esse estilo.”
Antônio Gomes de Souza ex-presidente do Colina Country Club comemorou a posse do amigo e sucessor e fez um balanço da sua estada a frente da administração do clube. “Foi uma situação muito complexa, em função da fase difícil que o país atravessa, mas tivemos uma ótima diretora e fizemos um trabalho de consenso. E hoje passo o clube sem um centavo de dívida. Fizemos muitas obras pelo clube, entre elas a instalação de energia solar. O Colina é o melhor clube da região e os associados sabem que aqui é sua segunda casa e que só tende a crescer. Fui eleito e reeleito por aclamação com o apoio do José Wilson e agora ele está tomando posse, porque nosso associado confia no trabalho sério.”
O Sr. Guilherme Dornelas, fundador do Colina Country Club em 1968, fez questão de prestigiar a festa de posse da nova diretoria e falou sobre a alegria de participar mais uma vez da posse de José Wilson como presidente do Colina. “Esse é um momento de muita emoção, que me relembra a honra de ter feito este renomado Clube. Isto aqui era uma mata enorme e eu derrubei para construir o clube. Deu um trabalho danado, mas eu fiz. Tinha 38 anos, era novo. Subia e ficava pensando que faria deste espaço.”
O genro, Haroldo Pereira, completou a fala do sogro. “O Sr. Guilherme, na juventude e agora também, sempre fez a alegria do povo. Primeiro foi o Pilão, uma obra emblemática, casa noturna lembrada até hoje e o Colina que sempre evoluiu e o que é mais importante, ele é reconhecido pela sua obra e sempre homenageado. Na cidade havia apenas um clube, que era mais elitizado e ele, então, resolveu fazer o Colina para ser frequentado por todos. Doou o terreno e, com muita dificuldade, fez a obra e realizou seu sonho. Ele é uma pessoa que sempre trabalhou pela cidade, teve banda de música, foi vereador e vice-prefeito numa época que esses trabalhos eram voluntários, e ele tem uma leveza maravilhosa, uma pessoa simples e humilde.”
A população de Belisário decidiu por unanimidade, depois de uma Audiência Pública, realizada na noite de terça-feira, 13/08, no salão do GAB, recusar a proposta de mineração de granito verde na região da Fazenda da Onça. Assim, de acordo com Lucas Dutra de Melo representante do CODEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Muriaé – que conduziu à Assembleia, disse que os procedimentos de licença, solicitados pela Mineração Monte Alegre, ficam cancelados. “A partir do momento que não é dada a anuência da população para a concessão o processo é encerrado”, explica.
Com a participação do vereador Jair Abreu, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Muriaé, a presidente da Comissão, vereadora Helena Carvalho, a vereadora Miriam Fachinni, que, mesmo não sendo da Comissão fez questão de estar presente, em apoio aos moradores do distrito, o Sr. Dé, membro do CODEMA, o Eduardo Alcântara, Presidente do SRT de Muriaé, Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre; Frei Gilberto, um dos maiores defensores dessa causa em Belisário; Sr. Calais, que falou em nome da população, entre outros representantes; como alunos da UFV e pessoas que vieram de várias regiões do Brasil, para debater o assunto.
O vereador Jair Abreu considerou a decisão acertada e parabenizou a população pela consciência ecológica demonstrada durante todo debate. “Dona Nina costuma dizer que Belisário é o nosso pedacinho do céu. E não é só isso, o distrito é considerado Patrimônio Hídrico de Muriaé, então ele precisa ser pensado como polo estratégico para a região, é lá que está a nossa caixa d’água. E o povo de Belisário já deixou claro que não vai permitir a mineração neste manancial, protegido por eles e por Deus. Agradeço aos moradores de Belisário e aos membros do CODEMA, que afirmaram dar ou não a anuência para a mineração depois de ouvir os moradores. E é com muita felicidade que como membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, estivemos presentes e pudemos participar junto com a comunidade.”
Lucas Dutra esclareceu que o encontro foi parte importante da dinâmica. “Essa Audiência visava saber a opinião dos moradores do entorno do local onde aconteceria a mineração. O empreendedor da mineradora deu entrada nos pedidos de licenciamento ambiental e um dos documentos necessários é a anuência da APA Itajuru – Área de Proteção Ambiental de Belisário – e o CODEMA é o Conselho Gestor dessa APA; antes de dar a anuência fazemos a escuta, ou seja, a reunião com a comunidade, a fim de saber seu posicionamento. Todos recusaram. Agradecemos à Mineração Monte Alegre, porque entrou com toda documentação, esteve presente na oitiva com dois representantes e prestou todas informações solicitadas.”
A reunião em Belisário não foi a única. Na noite de terça-feira também aconteceram Assembleias Populares para debater a questão da mineração na região de Miradouro e Rosário da Limeira. A atividade é coordenada pela MAM e integra a programação do Seminário Nacional sobre Territórios Livres de Mineração, evento que aconteceu entre 12 e 15 de agosto no CEFAS em Muriaé.
Jean Carlos Martins, explica que a proposta das atividades é convidar a população para construir uma visão crítica sobre o empreendimento e seus impactos e, assim, assumir papel importante no processo de decisão sobre a chegada ou não da mineração no território da Serra do Brigadeiro. “Nós estamos em todo o Brasil discutindo os impactos que a mineração tem causado nas comunidades, no meio ambiente, nas pessoas; desarticulando toda produção agrícola e social de cultura. O debate que temos feito, não apenas na Serra do Brigadeiro, mas em todo o país, é de que o modelo de mineração do Brasil não atende às necessidades das pessoas, porque privatiza o lucro, levando-o para acionistas que, muitas vezes, estão fora do país e deixando a destruição ambiental, como, por exemplo, nos casos de Mariana e Brumadinho e aqui como aconteceu em Miraí no ano de 2007.”
“E para além das barragens temos a destruição da água, do solo, e pior, a mineração é atividade que mais mata trabalhador no mundo. Por isso é preciso discutir essas questões e distinguir as áreas que têm prioridade de proteção, como a Serra do Brigadeiro pela sua importância hídrica. Aqui temos as bacias do Paraíba e do Rio Doce e não podemos permitir que uma mineradora se aproprie do minério para gerar lucro e deixe a população sem água. É uma região riquíssima em agricultura familiar com potencial turístico e cultural, por isso a necessidade do debate. Temos realizado isso desde 2004 com a comissão de enfrentamento da Mineração na Serra Brigadeiro, que é uma comissão regional com representantes de diversos municípios e organizações”, concluiu Jean Carlos.