Presidente passa o comando da sessão a única vereadora: Drª Miriam
Na longa sessão semanal da Câmara, realizada nesta terça-feira (07/03), foram discutidos e aprovados vários projetos e entregues duas moções de Congratulações e Aplausos. De forma inédita, o presidente Dr. Gerson Varella Neto (UNIÃO) passou simbolicamente a presidência para a única vereadora mulher do Município, Drª Miriam Facchini (PP), que presidiu toda a sessão do início ao final. Foi uma homenagem da presidência e demais vereadores às mulheres por seu Dia, comemorado hoje, 8 de março.
Um dos projetos aprovados, já se encontra para ser sancionado neste Dia Internacional da Mulher e tem como objetivo promover a proteção da mulher em estabelecimentos públicos de Muriaé. Outro projeto aprovado visa fomentar a produção rural com projeto que proporciona apoios diversos aos pequenos agricultores. Além destes, foram aprovados quase R$ 2 milhões em créditos para investimento no Município.
Durante a sessão, dois líderes comunitários atuantes (Antônio de Lima, da Barra e Luiz Fernando Oliveira, do Santa Terezinha) foram homenageados.
Câmara aprova projeto de proteção às mulheres em locais públicos
O projeto de Lei Nº 58/2023, de autoria do vereador Reginaldo Roriz (PDT) obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos e outros estabelecimentos congêneres a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. De acordo com o projeto, o auxílio à mulher será prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de um acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia.