A XX Exposição de Rosário da Limeira atraiu um grande público da região no último final de semana. As atrações musicais ficaram por conta de: Hugo & Tiago, DJ Lauro (04/08); Felipe & Rodrigo, Rock & Trio, Gêmeos (05/08); Carlos Magalhães, Cia de Animação Algodão Doce (06/08).
Segundo o Prefeito José Maria Pinto da Silva, foi uma satisfação muito grande a apresentação de um trabalho vitorioso da administração. “Não conseguiríamos fazer uma exposição sem a atenção das pessoas, pois elas ajudam a construir a festa. Não só a participação nos dias, mas tem o antes, o durante e pós festa. Agradeço aos expositores, que se deslocam de suas casas, trazem seus animais, produzem e compartilham seus produtos: o café, o artesanato, produtos industriais, confecção, máquinas, tratores… E até de regiões mais distantes, como Visconde do Rio Branco, Domingos Martins, Matipó, Viçosa, Muriaé… Máquinas que possibilitam trabalhar no beneficiamento de café e colheita. Trouxemos drone, que é uma novidade na nossa região, para o trabalho na agropecuária, uma inovação; animais como as vacas, muito bem cuidadas, além das pessoas, que são muito animadas e não vieram para competir, mas sim para participar. Fizeram literalmente a festa”, explica.
Para ele, é uma oportunidade de o público interagir, se divertir e entreter com muita harmonia e segurança, graças ao trabalho da Polícia e o apoio dos seguranças. Além disso, os donos das barracas e as equipes de música, incluindo a banda da cidade, fizeram um trabalho brilhante. “São muitos os setores que nos ajudam a fazer a festa. Tivemos presença de prefeitos de outros municípios e fiquei muito feliz, porque muitos deixaram as exposições de suas cidades para comparecer, se deslocaram de longe para prestigiar… É muito gratificante ver esse momento. Tivemos também os vereadores, com o apoio da Câmara, e prova que este é o resultado de todo o município de Rosário da Limeira somando, no sentido de desenvolver junto à sua população. As gestões públicas podem fazer um trabalho de agregar para crescer. Quando temos dificuldade de agregar, o desenvolvimento e crescimento ficam comprometidos. Tem que aumentar o número de pessoas, mas também a qualidade de vida, isso tem que estar em equilíbrio. Dá trabalho e tem que ter paciência, persistência, fé e esperança, que o resultado vem”, destaca.
José Maria comemorou as parcerias, como do Sicoob, principal patrocinador este ano, seguido pelo Cresol, além de muitos outros que ajudaram direta e indiretamente para que tudo acontecesse. “Foi um investimento para o agricultor do café, das hortas, da pecuária de leite… O município pôde adquirir um equipamento “zero” para entregar a eles. As plantadeiras de milho podem agora trabalhar aqui nessa região montanhosa. Podemos destacar a tração animal, embaladeira de silagem, uma novidade também na região, que compramos para disponibilizar para os pequenos modernizarem o tratamento dos animais. Compramos também uma debulhadora de grãos que trabalha no trator, conseguimos microtrator para ajudar mais, enfim, isso é juntar todos os esforços para apoiar e estimular, motivar as pessoas a trabalharem, isso é o mais importante”, define.