Com apoio da Defesa Civil e órgãos de segurança pública, Simulado fortaleceu treinamento com moradores da região sobre como agir em eventual situação de emergência
Prezando pelo desenvolvimento contínuo da cultura de segurança em cada uma de suas operações na Zona da Mata mineira, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou mais uma edição do Simulado de Emergência de Barragens nas Unidades de Miraí e Itamarati de Minas. Promovido nos dias 6 e 8 de agosto, respectivamente, o exercício reforçou com as comunidades locais os procedimentos a serem tomados em uma eventual situação de emergência. A ação contou com apoio das Defesas Civis Municipais e demais forças de segurança pública da região.
Realizada desde 2019, a iniciativa compõe o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em conformidade com as legislações vigentes (Resolução 95/2022, da Agência Nacional de Mineração – ANM, e Lei Estadual 23.291, de 2019). O treinamento é fundamental para exercitar a conduta segura junto à população das Zonas de Autossalvamento (ZAS), consideradas áreas de influência direta das barragens.
A XXI Exposição Agropecuária e Artesanal de Rosário da Limeira 2024, aconteceu entre os dias 2 e 4 no Parque de Exposição “Joaquim Antônio de Freitas”, com entrada franca todos os dias e atraiu um grande público da região. As atrações musicais ficaram por conta de: Brenno e Matheus; Guilherme e Thiago, sexta-feira (02/08), Munhoz e Mariano; Rhuan Condé e DJ Juci Alves no sábado (03/08); já no domingo (04/08), teve a tarde das crianças, com brinquedos liberados e Cia de Animação Algodão Doce. E para encerrar com chave de ouro às 19 h, teve Paulo Junior e Nathan.
Segundo o Prefeito José Maria Pinto da Silva, foi uma satisfação muito grande a apresentação de um trabalho vitorioso da administração. “Não conseguiríamos fazer uma exposição sem a atenção das pessoas, pois elas ajudam a construir a festa. Não só a participação nos dias, mas tem o antes, o durante e pós festa. Agradeço aos expositores, que se deslocam de suas casas, produzem e compartilham seus produtos, como o artesanato por exemplo, que é forte na nossa região. Esse ano fizemos a Exposição com novo formato, nós estamos no período de eleição, dentro das leis eleitoral, então optamos em fazer a festa interna, sem muito movimento externos, mas com bons shows, com boas estruturas de barracas, o parque de diversão para as crianças, com um público muito bom. Que possamos agradar a população limeirense e também os visitantes, que seja uma festa de paz, com caráter familiar e que todos retornem para suas casas com segurança, explica.