Conheça a história de empreendedoras que estão desenvolvendo o próprio negócio na região com o apoio da Companhia Brasileira de Alumínio e dos Institutos Votorantim e Meio
Incentivar e promover a ampliação feminina no empreendedorismo, fomentando a equidade de gênero no mercado de trabalho. Esse foi o intuito que norteou a criação do Programa Empreende Mulher, realizado na Zona da Mata mineira pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim e o Instituto Meio. Lançado no início deste ano, nas cidades de Miraí, Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre, a iniciativa já vem apresentando resultados e conquistas relevantes, auxiliando 25 empresárias de diversos segmentos a iniciar ou potencializar os seus negócios, por meio de capacitação.
Em Miraí, a empreendedora Léia Barbosa entrou no programa após receber a indicação de um de seus funcionários. Dona de uma loja de roupas, brinquedos e utilidades há mais de 27 anos, ela conta que a participação no Empreende Mulher foi essencial para aprender mais sobre compras e finanças. “Eu não sabia fazer o inventário da loja ou gerenciar o estoque, então precisava ir atrás de uma capacitação. O curso me alavancou de forma gigantesca. Pude melhorar a gestão da loja e do estoque, além de definir um foco de setor de atuação, agora mais voltado para roupas. Tentei colocar o que aprendi em prática, e conseguimos zerar o estoque de produtos de utilidade e levantar um recurso muito importante”, relata.
Na cidade de Muriaé, a lojista e artesã Andrea Mattos entrou no programa após receber um convite de um grupo de mulheres empreendedoras da região. Ela trabalha com produtos em crochê, incluindo bolsas, acessórios, moda infantil e praiana, além de roupas femininas em geral. “Eu sempre busco novos cursos sobre empreendimento, para melhorar meu entendimento sobre plataformas de vendas, redes sociais e novas técnicas do crochê. E o Empreende Mulher apareceu em um momento perfeito, em que eu buscava cursos na área do Marketing Digital. Eu me apaixonei pelo programa desde o primeiro momento, e já venho aplicando muitos dos conhecimentos que adquiri com sucesso”, avalia.