
O Carnaval de Muriaé em 2026 promete ser ainda mais vibrante, criativo e participativo. A Liga Carnavalesca do município acaba de ter aprovado o projeto “Dinamizando e Potencializando o Carnaval de Muriaé 2026”, que será implementado nos próximos meses com o objetivo de fortalecer a cultura carnavalesca local e valorizar os artistas, costureiros, músicos e comunidades que fazem parte dessa grande festa popular.
Entre as ações previstas estão uma exposição de fantasias e adereços, cursos de produção de fantasias e alegorias, além de cinco oficinas de percussão que serão realizadas nas comunidades que integram a Liga Carnavalesca, durante o período de preparação para o carnaval.
Para falar sobre a importância e os impactos esperados da iniciativa, conversamos com Adyr de Souza Assis, presidente da Liga Carnavalesca de Muriaé.
“A proposta surgiu a partir da percepção de que a Liga Carnavalesca poderia buscar caminhos para incrementar ainda mais o Carnaval de Muriaé. Então, foi elaborado e apresentado à SECULT/MG um projeto em edital de fomento cultural da PNAB. E, para nossa alegria, o projeto foi aprovado e já está em execução”, explicou Adyr.
O projeto tem três metas principais.
“A primeira é a realização de oficinas de percussão nas cinco comunidades carnavalescas de Muriaé — Santa Terezinha, Planalto, São Joaquim, Aeroporto e Marambaia. Também será realizado um workshop de produção de fantasias e, outra meta, é a exposição de fantasias e adereços no Grande Hotel. Por fim, o projeto prevê a produção e armazenagem de dados e imagens referentes ao Carnaval 2026”, detalhou.
As oficinas de percussão acontecerão durante os preparativos para o carnaval, no mês de janeiro, período em que as escolas intensificam os ensaios das baterias e os ajustes finais das alegorias.
“Essas atividades vão movimentar a cidade nesse período e contribuir para manter viva a tradição do nosso carnaval, que é uma expressão importante da identidade cultural de Muriaé”, ressaltou Sandro.
Com o projeto “Dinamizando e Potencializando o Carnaval de Muriaé 2026”, a expectativa é que a cidade vivencie uma nova fase de fortalecimento e valorização da cultura popular, com mais oportunidades de formação, troca de saberes e integração entre as comunidades carnavalescas.










