
Nasceu em Muriaé um projeto repleto de amor, cuidado e compromisso com a vida: a Obra do Berço. Idealizado pelo Padre Daniel Martins, pároco da Paróquia São Paulo, o projeto realizou na noite do dia 22/01, seu primeiro encontro com gestantes, marcando oficialmente o início dessa iniciativa que une fé, solidariedade e acolhimento às mães e bebês.
A Obra do Berço teve origem durante o período do Natal, a partir da proposta “Vestindo Jesus”, lançada pelo padre Daniel à comunidade paroquial. Sensibilizados, os fiéis passaram a doar roupas, fraldas, mamadeiras e outros itens essenciais para bebês, dando início a um movimento que rapidamente começou a gerar frutos.

O primeiro encontro aconteceu na Matriz São Paulo, onde as gestantes foram inicialmente convidadas a participar da Santa Missa às 19h. Em seguida, foram recepcionadas no salão paroquial para uma programação especial, que contou com uma palestra da enfermeira Rosana Titonelli, abordando cuidados com a gestação e os primeiros meses do bebê. O encontro também teve uma palavra de acolhida do Padre Daniel, que fez a abertura oficial do projeto, além de um lanche partilhado, fortalecendo os laços entre as participantes.
Ao final do encontro, cada gestante recebeu uma banheira com enxoval completo, além de uma cesta básica, esta doada pela Pastoral Social. As banheiras e os enxovais foram frutos de doações da própria comunidade, demonstrando o envolvimento coletivo com à causa, conforme destacou a colaboradora do projeto e CaL Rosa Maria Ramalho.

A Obra do Berço conta com o apoio de diversas pastorais da paróquia e a parceria do Lions Clube Muriaé Helen Keller, além da colaboração de voluntários que se unem ao projeto. Atualmente, a coordenação está sob responsabilidade do Padre Daniel Martins, com apoio coletivo dos participantes, e o projeto segue aberto a todos que desejarem colaborar.
O desejo do pároco é que a iniciativa aconteça mensalmente, não apenas com a entrega do enxoval, mas também oferecendo formação e acompanhamento às gestantes e puérperas. A cada mês, um profissional da área da saúde será convidado para ministrar palestras, cuidando da saúde física e emocional da mãe e do bebê. Neste primeiro encontro, a palestra foi conduzida por uma enfermeira; no próximo, será uma psicóloga.

Para garantir a continuidade do projeto, novas campanhas de arrecadação de fraldas, roupas e itens infantis serão promovidas, inclusive com o apoio da comunidade, fortalecendo ainda mais essa rede de amor e cuidado.
A Obra do Berço nasce com o propósito de acolher, orientar e caminhar junto às mães desde a gestação até o pós-parto, reafirmando que cuidar da vida é uma missão de todos.


















