Exposição com réplicas de Portinari chega ao Grande Hotel
Está em processo de montagem, nesta quarta-feira (21), na Galeria Mônica Botelho, no Centro Cultural e Turístico Regional Dr. Pio Canêdo – Grande Hotel Muriahé, a exposição “O Brasil de Portinari”, formada por mais de 30 réplicas confeccionadas por um processo digital e emolduradas de acordo com os padrões do artista.
Com impressão de altíssima definição, as réplicas apresentam grande fidelidade aos originais – quadros que, dificilmente, poderiam ser apreciados pelo público em geral, pois se encontram em coleções particulares e de acesso restrito.
A mostra é fruto de um trabalho de mais de duas décadas desenvolvido pelo “Projeto Portinari” e aborda temas que retratam a alma de uma nação a partir do universo de cinco mil obras do pintor, nascido em 30 dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodoswki, no estado de São Paulo.Entre as peças expostas, destacam-se “Futebol”, “Denise a cavalo”, “Chorinho”, “A Primeira Missa” e “Os meninos de Brodowski”.
A exposição está sendo montada pela arte-educadora do Projeto Portinari, Isabel Reis, e pelo museólogo e historiador João Carlos Vargas. “Nosso objetivo é fazer com que o público possa dialogar com a obra e que esta venha a dialogar com as pessoas, porque Portinari é um artista que sempre dialoga com a vida”, ressalta Isabel Reis.
De acordo com João Carlos Vargas, o público terá, à sua disposição, seis monitores previamente treinados: “Sempre haverá um monitor disponível para os visitantes, mas, no caso de grupos maiores, como escolas, é necessário agendar a visita pelo telefone (32) 3729-1059”, lembra o museólogo.
“O Brasil de Portinari” é um evento do Circuito Cultural Grande Hotel em parceria com o Projeto Portinari, o Ministério da Cultura, o Governo de Minas, a Prefeitura de Muriaé e a Fundarte, com apoio da Energisa. A exposição será aberta nesta sexta-feira (23), às 20h, e seguirá em cartaz até 21 de junho.Os horários de visitação são de segunda a sexta-feira, de 08h às 11h, e de 13h às 17h; e, aos sábados, entre 08h e meio-dia.
Fonte: Fundarte Muriaé
Deixe um Comentario