Os técnicos do Departamento de Água e Esgoto do Demsur continuam suas pesquisas com o Geofone. O objetivo é encontrar vazamentos na rede de água potável antes que eles aflorem. Isso evita a perda de água tratada que chega aos imóveis da cidade. Desde o dia 18 de janeiro quando começaram as pesquisas, já foram encontrados e solucionados 34 vazamentos na área avaliada. Hoje, 12/04, o Diretor Geral do Demsur, Geraldo Júnior, esteve na Rua Geraldo Rodrigues, no centro, onde um vazamento deste foi localizado durante a madrugada.

Ele ressaltou a importância deste tipo de trabalho, já que, atualmente, as perdas de água potável nos vazamentos “invisíveis” chegam a 34,4% e a meta do Demsur é diminuir este valor para 20%. As estatísticas de Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ligado ao Ministério das Cidades e publicadas pela IBNET (International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities) mostram que, no Brasil, a perda física da água potável é 39% da produção. Ou seja, de cada cem litros de água tratada, 39 litros não chegam à casa dos consumidores.

As pesquisas com o geofone são realizadas por dois funcionários do Demsur durante a madrugada, já que o barulho e o movimento de veículos nas vias atrapalham a escuta. Os técnicos começam os trabalhos as 22h e terminam as 6h.

Mais de 40% da cidade já foi percorrida, mas as pesquisas nunca são concluídas, porque quando eles terminarem de fazer esta primeira varredura, os trabalhos recomeçam.

Saiba mais na edição 753 do Folha do Sudeste

Share: