unnamed (1)

Dir. DLU DEMSUR José Ângelo de Freitas, Gustavo F. Oliveira Pres. CDL Muriaé, Patricia Coelho Pedrosa Coord. do Projeto Coleta Seletiva e Silvério José da Silva Secretário da CDL.

DEMSUR e CDL na mobilização “Comércio consciente”

Aconteceu na manhã de terça-feira, (15), a reunião do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Muriaé (CDL) onde estiveram presentes o Dir. de Limpeza Urbana do DEMSUR- José Ângelo de Freitas, Gustavo F. Oliveira- Pres. CDL, a Coord. do projeto Coleta Seletiva- Patrici Coelho Pedrosa e Silvério José da Silva- Sec. da CDL., a pauta do dia  “Coleta Seletiva Comércio consciente” que acontecerá nos bairros Porto, Rosário, Centro, Barra e Dornelas com início no mês de agosto de 2014. A coleta seletiva nos comércios desses bairros acontecerá todas as quartas-feiras e sábados de 08:00hs às 09:00hs da manhã visando uma cidade mais limpa e geração de renda para os catadores da Associação de Catadores de Matériais Recicláveis de Muriaé-ASMAM. Esta ação visa também a vida útil do aterro sanitário inaugurado em abril de 2014 com previsão de duração de vinte anos, espaço construído para ser aterrado apenas o lixo úmido, ou seja, materiais orgânicos e rejeitos (restos de alimentos, papel higiênico, fralda descartável, absorventes, pó de café, varrição de casa, galhos, guardanapos usados, ponta de cigarro, etc.). Os materiais recicláveis (plástico, vidro, papel e metal) que poluem o meio ambiente e geram volume ao ser aterrado diminui a vida útil do aterro sanitário, um problema sério vivido pelas grandes cidades de diversos países, seja pela falta de espaço ou por ser um empreendimento de alto custo.

O DEMSUR atualmente realiza o programa da coleta seletiva “Lixo seco, Lixo Úmido” de porta-a-porta nas residências de vinte bairros do município e atento a este problema dá mais um passo importante após a construção do Aterro Sanitário ao investir na mobilização da coleta seletiva no comércio local considerado grande gerador de materiais recicláveis. Portanto a iniciativa de realizar a coleta seletiva -“lixo seco” no comércio faz-se necessário uma vez que essa ação vem também trabalhar a consciência ambiental do cidadão que deve ser responsável pelo lixo que produz depositando-o no lugar certo, nos dias e hora certa da coleta.

Para Gustavo Ferreira de Oliveira, Presidente da CDL esta parceria com o DEMSUR é de grande importância- Nós e todas as entidades representativas temos que estar abraçando essa causa e pensarmos juntos, município, comerciantes, população, temos que estar juntos, onde tem uma cidade limpa a saúde é melhor. É assim que nós crescemos, unidos. Essa ação é positiva, é força que soma para o bem-estar de todos, finaliza.

unnamed

 A mobilização da Coleta Seletiva lixo seco no comércio iniciará no mês de agosto de 2014, após esse período os comerciantes que não se adequarem as orientações serão notificados e no descumprimento da mesma estarão sujeitos a multa aplicada pelo fiscal do Departamento Municipal de Saneamento Urbano-DEMSUR de acordo com a LEI Nº 2.358/99 do Código de Postura do Município.

Informações ou denúncias ligue 115 ou 3728-2491

Fonte:Imprensa /Zezé Dias

Share: