Iniciativa da Prefeitura, Sindicato Rural e Senar promove capacitação e incentiva geração de renda
Dez muriaeenses estão aprendendo a preparar produtos derivados do leite. Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de convênio com o Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé, em parceria com a Prefeitura, a iniciativa proporciona a inclusão no mercado de trabalho e a geração de renda utilizando o leite. As aulas começaram na última segunda-feira (9) e prosseguem até a próxima sexta (13), no Caic, bairro Encoberta.
A primeira fase do treinamento aconteceu em fevereiro, no Centro Educacional Dom Delfim, na Barra. Nessa segunda fase do treinamento, os participantes estão aprendendo, de forma teórica e prática, a fabricar alimentos como queijo parmesão, prato, morbier, coalho e provolone, requeijão cremoso e bebida láctea fermentada. “Ações como essa agregam valor ao leite e fazem com que as pessoas fabriquem produtos que vão trazer renda ou mesmo para o próprio consumo”, conta André de Alencar, instrutor do Senar.
O produtor rural de Pirapanema Eni Passos viu no curso a oportunidade de aprender novas técnicas para aumentar a renda. “É uma forma do pequeno produtor começar a fabricar e comercializar produtos que tem em sua propriedade, como o leite, gerando mais renda para nós”, diz.
Deixe um Comentario