Iniciativa tem objetivo de ressocializar pacientes que fazem tratamento psiquiátrico na rede municipal de saúde; atividades prosseguem até sexta-feira

A Semana de Luta Antimanicomial teve início em Muriaé na segunda-feira (14), com uma roda de conversa no Coreto, no Centro. Promovida pela Prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de ressocializar os pacientes que fazem tratamento psiquiátrico na rede pública, apresentando a eles novas possibilidades de convívio social. A programação prossegue até a próxima sexta-feira (18).

Durante a roda de conversa, pacientes, alunos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário Unifaminas e enfermeiros da rede municipal de saúde discutiram sobre a temática e ações que são realizadas para a ressocialização das pessoas atendidas. As atividades ao longo da semana incluem ainda exposição de quadros dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas e CAPS II), panfletagem, ação conjunta de pacientes, familiares, funcionários de diversos setores da saúde e da assistência social, exposição de artesanato confeccionado pelos próprios integrantes, palestras e capacitação para os profissionais da rede socioassistencial e dos Núcleos de Apoio à Saúde Familiar (NASF).

A Semana será finalizada com desfiles exaltando o tema “Saúde mental no alvo da moda”, que acontecerá às 17h, no Complexo Cristo Redentor. As apresentações serão feitas pelos pacientes dos CAPS e acompanhadas pela banda Besouro Rosa da Esquina. As comemorações serão abertas ao público. “Estamos desenvolvendo diversas atividades para incentivar os pacientes a retornarem aos espaços sociais e restabelecerem o convívio diário com as demais pessoas. A nossa prioridade é melhorar a saúde dos muriaeenses nas mais diversas formas”, lembrou o prefeito Grego.

Confira a programação da Semana de Luta Antimanicomial de Muriaé:

Terça-feira (15):

18h – Abertura da exposição de quadros dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS II na Biblioteca do Centro Universitário Unifaminas.

Quarta-feira (16):

8h – Movimentação e panfletagem, além de uma ação conjunta de pacientes, familiares, funcionários de diversos setores da saúde e da assistência social; exposição de artesanatos confeccionados pelos próprios integrantes na Praça João Pinheiro, Centro.

13h – Capacitação para os profissionais de assistência social e dos Núcleos de Apoio à Saúde Familiar (NASF) no Grande Hotel Muriahe, Centro.

Quinta-feira (17):

8h – Palestras com especialistas em Política e Gestão de Saúde da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS), abordando o assunto ‘Referência de Saúde Mental da GRS, no Teatro Zaccaria Marques (prédio da Fundarte).

Sexta-feira (18):

17h – Festa de fechamento com desfiles que retratam o tema “Saúde mental no alvo da moda”. As apresentações serão feitas pelos pacientes dos CAPS e acompanhadas pela banda Besouro Rosa da Esquina, no Complexo Cristo Redentor.

 

 

Share: