Orientação se estende também para prevenção da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela

Com a chegada do carnaval, aumentam as preocupações com as doenças que podem ser transmitidas sexualmente. Por isso, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta para a importância do uso da camisinha, que previne as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), como HIV, sífilis, hepatites, entre outras.

“O carnaval constitui, tendencialmente, um período em que as pessoas se expõem mais às relações sexuais desprotegidas, e a camisinha é o melhor método de prevenção não somente para o HIV, como para as outras IST’s. Por isso seu uso é muito importante. Vamos curtir o carnaval com muita saúde”, afirma coordenadora da Vigilância em Saúde e Epidemiologia de Muriaé, Laura Nascimento Freitas.

Vale lembrar que durante o pré-carnaval de Muriaé, realizado no último final de semana, a equipe da Secretaria de Saúde distribuiu ao público kits de prevenção contendo folders educativos e preservativos.  

De olho na dengue – Além do alerta para o uso de preservativos durante as relações sexuais, a Secretaria Municipal de Saúde também solicita que a população continue atenta para a eliminação do Aedes Aegypit, mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela, durante o período carnavalesco, quando as pessoas costumam viajar para outras cidades e outros estados. Isso porque vários municípios vizinhos a Muriaé já estão com epidemia de dengue.

Além da eliminação de focos do mosquito, a coordenadora da Vigilância em Saúde e Epidemiologia orienta para o uso de repelentes para quem for viajar e para quem está com sintomas da dengue, a fim de se evitar a propagação da doença. 

Fonte: ASCOM PMM

Share: