As empresas que atuaram como parceiras na organização montaram estandes na praça, promovendo palestras dos profissionais de segurança do trabalho e demonstrações de equipamentos de proteção individual. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, ofereceu treinamentos de primeiros socorros para os participantes, enquanto a Secretaria de Saúde, a Fundação Cristiano Varella e o Hospital São Paulo disponibilizaram exames gratuitos.
A técnica em segurança do trabalho da Prefeitura de Muriaé, Luciana Castelano, conta que a Sempat vem crescendo a cada ano. “Começamos apenas com a parceria entre a Secretaria de Administração e o Demsur, enquanto hoje já temos 20 instituições públicas e privadas envolvidas”, lembra. “Ainda verificamos que existe resistência por parte dos trabalhadores em relação ao uso dos equipamentos de proteção, então é preciso reforçar essa ideia constantemente junto aos profissionais e aos empregadores. É uma questão de preservação da saúde e da própria vida”, ressalta.
Atividades anteriores – A programação da 6ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho teve início ainda na terça-feira (23), com a participação da comissão organizadora na Câmara Municipal. Na ocasião, a equipe de técnicos em segurança do trabalho da Prefeitura de Muriaé prestou contas sobre a evolução das atividades desde que a lei que determina a realização anual da Sempat foi criada, em 2014.
Já na quinta-feira, o Teatro Zaccaria Marques sediou o fórum de debates sobre segurança do trabalho. Durante cerca de três horas, os participantes trocaram experiências sobre o tema e ouviram relatos de convidados – dentre eles, o bombeiro militar sargento Milane, que participou recentemente do resgate das vítimas de Brumadinho.
Deixe um Comentario