Muriaé sediou, na tarde de 22 de agosto, o 3º Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária de Leite da Região de Muriaé. O evento aconteceu no teatro Zaccaria Marques. Os presentes assistiram palestras com os seguintes temas: Manejo de pastagens – Novas culturas de Panicum e Bracharia para produção leiteira; Bem estar do rebanho bovino de leite – conforto térmico, compost barn e manejo e Pró-genética: Melhoria na qualidade genética do rebanho bovino.

Um dos palestrantes foi Domingos Sávio Campos Paciullo, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que explicou a importância do correto manejo das pastagens para o desenvolvimento do gado. “Temos aqui na região uma boa bacia leiteira com grande potencial, então conversamos sobre manejos e materiais que podem contribuir para o aumento da produção, ganho de eficiência e rentabilidade desses rebanhos. Falamos sobre pastagem e produção de leite a pasto e novos materiais e forrageiras.”

O também pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Alessandro de Sá Guimarães palestrou sobre o bem estar do rebanho e ressaltou a importância do conforto do gado para o aumento da produção. “É importante que o produtor saiba dos desafios e das vantagens que o sistema traz para o rebanho e os produtores que adotam esse tipo de confinamento.”

O Secretário de Agricultura, Manoel Carvalho afirmou que o objetivo do simpósio foi alcançado e considerou o evento um sucesso. “Apesar das dificuldades em mobilizar os produtores rurais em função das suas atividades na zona rural, tivemos uma ótima participação e naturalmente a qualidade das palestras sobressaíram no evento, porque são pesquisadores de primeira qualidade da Embrapa Gado de Leite e vieram lançar novos olhares sobre a bovinocultura do gado de leite. Essas novidades vão esclarecer e enriquecer essa atividade que tem muito valor e é importante na geração de empregos no município tanto na produção do leite, como em toda a cadeia de laticínios.”

O Técnico da Emater de Muriaé Edson Curi é veterinário e falou sobre a importância do Simpósio. “Desenvolvemos este evento a três anos e tivemos apoio da Secretaria de Agricultura, SICOOB, CRESOL e Laticínios Porto Alegre. Com esses parceiros conseguimos trazer os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora, um Técnico da Emater de Belo Horizonte, e as três palestras nas áreas de alimentação, clima e genética, portanto conseguimos reunir mais de 200 pessoas para receber as informações e melhorar a produtividade das suas fazendas e fortalecendo ainda mais a pecuária na região de Muriaé.”

Thiago Teixeira é Coordenador de Captação de Leite das regiões de Ponte Nova, Muriaé e Norte do Rio de Janeiro do Laticínio Porto Alegre. A empresa é parceira no evento e ele falou sobre a importância da realização do Simpósio. “Somos parceiro desde o primeiro ano de realização e chegamos ao terceiro evento que sempre teve sucesso garantido. Para nós é muito importante a proximidade com o produtor rural e buscar a sua melhoria através da informação que é base de tudo. Esse evento é sempre riquíssimo. Agradecemos o convite do Edson Curi, da Emater e do Manoel Carvalho, Secretário de Agricultura de Muriaé. Estamos prontos para ser e continuar a sermos parceiros. Temos uma unidade em Muriaé e é muito importante expandirmos a nossa captação.”

José Alberto Pires é Coordenador Técnico Estadual de Bovinocultura da Emater-MG e foi o terceiro palestrante da tarde. Ele conversou com os produtores sobre a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino. “Existe um programa de melhoria da qualidade genética do gado em Minas que é conhecido como pró-genética. Ele incentiva os criadores a adquirirem animais melhorados para o rebanho. Especialmente touros, embora o programa atenda também matrizes bovinas. O evento funciona através de exposições. Aqui em Muriaé está agendado para os dias 29 e 30 deste mês mais uma feira onde ofertaremos touros e matrizes. Mostramos para os produtores hoje como funciona o projeto para que eles se familiarizem com a nossa proposta e participarem efetivamente desta feira no final do mês.”

Share: