Aconteceu na noite de quinta-feira, 05/12/2019, no salão do MTC, o evento institucional promovido pelo Muriaé-Prev “11ª PALESTRA AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS – 2019, SOBRE AS REGRAS DE APOSENTADORIA E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA”. Durante o evento, os presentes participaram da palestra, com temas voltados ao interesse público, principalmente àqueles que tratam da previdência dos aposentados e pensionistas do Muriaé-Prev, evidenciando as recentes alterações trazidas às regras previdenciárias pela reforma da previdência. O encontro foi realizado com o patrocínio majoritário da Caixa Econômica Federal, que se fez presente através de seus representantes.
A Dra. Ana Carolina Ianino Andrade, advogada especialista em Direito Público e Mestre em Demografia pela UFMG, palestrou sobre o tema principal da noite: Regras de Aposentadoria e Reforma da Previdência. “A mensagem que eu trago para eles é sobre como essa reforma afeta os aposentados e pensionistas, que devem estar atentos em relação à Emenda Constitucional 103/2019; o ponto central em relação aos municípios, são as regras aplicáveis imediatamente, e as que ainda dependem de regulamentação. Na verdade, a PEC paralela, ainda em tramitação, que trata sobre a inclusão de estados e municípios em relação às regras da reforma aplicáveis aos servidores da União, tem trazido grande dose de incertezas.”
A Advogada de Belo Horizonte, que é consultora previdenciária, ressaltou que o cumprimento das normativas pelo Fundo Previdenciário, contribui com o equilíbrio financeiro e atuarial, e o pagamento das aposentadorias e pensões em dia, esclarecendo, ainda, um panorama das regras de concessão de benefícios para os segurados, e a importância de boas práticas de governança.”
Na sequência, e encerrando a palestra, a médica oftalmologista, Dra. Paula Rezende Aquino de Assis Pereira, falou aos aposentados e pensionistas do Muriaé-Prev, sobre um tema de interesse de saúde pública, que é o glaucoma, seus riscos e formas de prevenção, salientando ”É uma doença silenciosa, que pode provocar cegueira irreversível, mas tem fácil diagnóstico e pode ser evitada se tratada em tempo hábil, ficando o alerta sobre a importância das consultas regulares ao oftalmologista para prevenção e tratamento de eventuais complicações que podem ser trazidas pelo glaucoma.”
Deixe um Comentario