Prefeitura de Rosário da Limeira promove festa com diversos shows e com o resgate das marchinhas de Carnaval
A Prefeitura Municipal de Rosário da Limeira, Administração 2017-2020, realizou um dos melhores carnavais da região com muitos shows, desfile do Bloco do CRAS e duas matinês com a apresentação da Banda Nena que veio resgatar a tradição das antigas Marchinhas de Carnaval. Após dois anos sem realizar o evento, devido à crise financeira em que se encontrava o município e à falta de repasses de recursos pelo Estado, a Prefeitura conseguiu promover esse ano esse importante evento cultural para a população.
A festa começou no dia 22 de fevereiro com apresentação da Banda Relux. No dia seguinte, teve matinê com o desfile do Bloco do CRAS que surpreendeu a cidade com sua criatividade e desenvoltura. Durante a matinê, houve ainda a primeira apresentação da Banda Nena que veio especialmente de Ervália para animar as tardes de folia. À noite, o show foi com o Batuque Carioca. Os limeirenses e foliões, que chegaram de diversas cidades vizinhas, ainda puderam curtir a apresentação do baiano Carlos Magalhães na segunda, 24, e o mega show da banda Plataforma 6 na terça-feira.
Lourival Pimentel de Lima é um dos coordenadores do Grupo da Terceira Idade “Luz do Amanhã que desfilou fazendo bonito e ganhando elogios da população. “Hoje foi muito bom, todos estavam animados e correu tudo bem, nossos integrantes estão de parabéns. Tivemos cerca de 50 participantes entre adolescentes e idosos, e essa troca e integração entre eles é muito importante. Quero agradecer especialmente à primeira-dama Elaine que organizou tudo e coordenou as pesquisas e reuniões.”
A vocalista da Banda Nena, Jeanete, avaliou positivamente a apresentação e falou sobre a importância do resgate das tradições carnavalescas. “Estamos muito felizes. Foi um grande prazer ter a banda convidada para tocar as tradicionais marchinhas de carnaval. Eu dou muito valor às culturas musicais e penso que temos que voltar para esse resgate do verdadeiro carnaval de rua, com as marchinhas, o samba, o axé e o frevo. Essas festas nas cidades do interior estavam muito fora do carnaval, com músicas tocadas o ano inteiro, mas o carnaval são quatro dias e é a maior cultura do nosso país. As letras das músicas são muito ricas e não podemos perder isso.”
A Banda Nena tem 12 integrantes, todos jovens, tocou 35 marchinhas diferentes, numa apresentação de arrepiar. A banda é coordenada por Wallace Bittencourt, que tem apenas 20 anos, mas já faz da música sua inspiração. “Resolvemos criar a banda para resgatar as marchinhas de carnaval. Somos de Coimbra e com o fortalecimento do projeto convidamos os alunos que tocam na banda Marcial de Ervália e nos unimos também ao pessoal de Visconde de Rio Branco e de Viçosa. Esse encontro e entrosamento nos motivou a não deixar morrer a tradição das marchinhas, todos estão muito empenhados a fazer com que essa cultura cresça e reapareça. Quero agradecer a Elaine, a primeira-dama de Rosário da Limeira, e o José Maria, Prefeito, que nos receberam muito bem e deram nos essa oportunidade.”
O Prefeito José Maria da Silva, destacou a importância da festa também como incremento ao comércio local e incentivo ao turismo: “Já tínhamos realizado um planejamento e, mesmo com as dificuldades trazidas em nosso município pelas recentes chuvas, pudemos proporcionar esse momento de lazer e cultura para a nossa população e visitantes”.
Deixe um Comentario