Doações caíram drasticamente devido ao isolamento social. Próxima coleta será nesta quarta-feira, das 7h30min às 15h, no Ceae

Com estoques baixos devido ao isolamento social provocado pelo coronavírus, a Prefeitura de Muriaé através da Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo para que doadores participem da coleta de sangue nesta quarta-feira (27). A campanha começa às 7h30min e prossegue até às 15h, sem intervalo para almoço.

A queda registrada nas doações chega a quase 80%. Enquanto a meta é de 120 bolsas por semana, na última campanha foram coletadas apenas 26. Durante todo o período de pandemia, o máximo alcançado foi de 80 doadores – número que vem diminuindo a cada dia.

As coletas acontecem no Ceae (antigo Viva Vida), que está localizado na Rua Coronel Izalino, Centro (próximo ao Hospital São Paulo).

Vale frisar que as doações foram mantidas em época de pandemia para não deixar os estoques desabastecidos.

Reforço na proteção – Os cuidados com a prevenção e higiene foram redobrados. Doadores estão recebendo álcool em gel ou 70° para higienização das mãos. Funcionários e profissionais da saúde também receberam todos os equipamentos de proteção individual.

Para evitar aglomerações dentro da sala de coleta, o número de cadeiras para doações simultâneas, que era de seis, foi reduzido para três.

Quem pode doar – Para doar sangue, é necessário seguir alguns critérios, como:

 – Ter e estar com boa condição de saúde;

 – Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão levar autorização e cópia da Carteira de Identidade do responsável;

 – Pesar no mínimo 50kg (com desconto de vestimentas);

 – Não ter tido hepatite após os 11 anos;

 – Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;

 – Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses;

 – Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;

 – Ter dormido bem na noite anterior à doação;

 – Alimentar-se antes da doação pela manhã. Se for doar após o almoço, fazer um intervalo de três horas.

Foto: Arquivo Prefeitura de Muriaé

Share: