Durante evento, Programa de Educação Ambiental da Companhia promoveu oficina interativa com as crianças e reforçou projetos socioambientais desenvolvidos na região

 

O Festival Gastronomia na Serra, um dos mais importantes eventos do calendário cultural de Muriaé, chegou à sua décima edição em 2022. O evento foi realizado entre os dias 2 e 5 de junho, no distrito de Pirapanema, em Muriaé. Tradicional apoiadora do Festival, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) promoveu oficina interativa junto ao público infantil, com foco em meio ambiente e sustentabilidade.

A comunidade de Pirapanema e o público do Festival tiveram a oportunidade de visitar o stand da CBA e conhecer a atuação socioambiental da empresa, saboreando o café produzido em áreas mineradas, que passaram pelo processo de reabilitação ambiental. Na manhã de domingo, o Programa de Educação Ambiental – PEA – realizou uma dinâmica com o público infantil, utilizando tintas orgânicas e explicação para as crianças de como pode extrair cores de várias partes das plantas e criar desenhos divertidos – uma maneira de brincar de forma sustentável.

Para o gerente das Unidades de mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, o Gastronomia na Serra vem sendo um propulsor para o desenvolvimento do distrito de Pirapanema. “Temos orgulho de ter nascido dentro de um ambiente promovido pela CBA na região em prol do desenvolvimento da Zona da Mata Mineira. Desde a primeira edição, utilizamos o Festival como um canal para levar conhecimento sobre a mineração sustentável que a CBA pratica na região. Compartilhamos um pouco da nossa operação através de ações do Programa de Educação Ambiental, o PEA, no stand da CBA e em oficinas na programação do evento”, reforça.

Projetos Ambientais

Uma parceria importante para a CBA é com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2008, estudos são realizados nas linhas de pesquisas de Reabilitação Ambiental (Solos), Restauração Florestal (Florestas) e Conservação Hídrica (Hidrologia Florestal).

A CBA trabalha de forma ininterrupta com os cientistas da UFV, somando conhecimentos técnicos e humanos, no desenvolvimento tecnológico contínuo de seus processos ambientais, a fim de utilizar os recursos naturais em prol do meio ambiente e da população das regiões onde a Companhia possui atuação.

 

Apoio ao Gastronomia na Serra

Desde a primeira edição, a CBA apoia o Gastronomia na Serra, projeto idealizado pela comunidade de Pirapanema no ambiente de promoção do desenvolvimento sustentável durante o Programa Ecos da Mata, desenvolvido pela empresa na região entre os anos de 2011 e 2013, com a participação de lideranças formais e informais de nove municípios da região: Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.

O Ecos da Mata foi idealizado com o intuito de colaborar com a dinamização socioeconômica e ambiental da Zona da Mata Mineira, a partir do engajamento e do envolvimento de integrantes do poder público, setor privado e ONG´s.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Share: