Em sua história no Brasil, o fundador do Pró-Moradia, Padre Tiago Prins, colaborou com a construção e reformas de diversas igrejas e capelas por onde passou. No entanto, a igreja do Porto, em Muriaé havia sido recentemente reformada quando ele chegou à cidade. Nas ruas, por outro lado a realidade era diferente. “Nesta paróquia Deus tinha uma boa casa, mas muitos de seus filhos não”, disse ao caminhar por um bairro mais humilde da cidade e ver que muitas famílias não tinham uma moradia digna. Essas famílias pagavam aluguéis que representavam metade de sua renda para morar em más condições.
Preocupado com o futuro das crianças Padre Tiago buscou doações, reuniu alguns colaboradores e começou o primeiro mutirão de casas populares. O projeto Pró-Moradia foi a partir daí, crescendo em tamanho, colaboradores e iniciativas em prol da qualidade de vida dos moradores.
Nosso querido Padre Tiago faleceu em 22/06/2010. Sua ausência física é por todos nós membros da diretoria das OSPM, moradores do projeto, colaboradores e demais fiéis, muito sentida.
Porém sua presença espiritual é um fato indiscutível, pois está sempre nos inspirando em todas as ações administrativas e espirituais, pois sua intercessão junto ao nosso criador é que explica o relato que faremos graças ao elevado sentimento cristão e de solidariedade de todos aqueles que emprestam a sua inestimável ajuda e colaboração inspirados na vida do nosso inesquecível Padre Tiago.
Famílias interessadas a participarem do mutirão em 2023 deverão procurar o escritório até 28 de setembro de 2022 ou para maiores informações: (32) 3721-4483 ou (32) 68702-9742.
Quem Somos?
Somos uma sociedade civil filantrópica, sem fins lucrativos, que há mais de 30 (trinta) anos presta assistência às famílias de baixa renda na cidade de Muriaé/MG, através de ações sócio-educativas, sendo, com este fim, reconhecida como utilidade pública estadual e municipal, que se sustenta através de doações.
História e Obras Sociais do Pró-Moradia
Um breve relato do projeto Pró-Moradia que foi crescendo em tamanho, colaborações e iniciativas em prol da qualidade de vida dos moradores.
1992 – Pe. Tiago, junto com colaboradores, inicia o primeiro mutirão do Pró-Moradia com dez chefes de família, construindo as dez primeiras casas. Os 32 primeiros lotes foram doados pela Prefeitura de Muriaé no bairro Marambaia.
O Pró-Moradia começou a receber doações de famílias, grupos de funcionários e empresas de Muriaé para a construção de casas.
1993 – O projeto precisou, pela primeira vez, comprar terrenos para garantir sua continuidade. O primeiro doador foi o governo do Estado de Minas Gerais, através de um Deputado Estadual. Em seguida, Pe. Tiago conseguiu uma doação seguradora da Caixa Econômica Federal.
1994 – As obras sociais abriram, por conta própria, uma sala de ensino pré-escolar no bairro Marambaia.
1999 – Com a ajuda de um casal holandês, o Pró-Moradia conseguiu comprar o terreno da fazenda Vale Verde, anexa ao bairro, Marambaia. Após a manutenção do terreno de um valão, começaram a construção de casas no bairro vale verde, garantindo ao projeto mais 10 anos de continuidade.
2008 – A proximidade do atendimento médico é uma questão muito importante para garantir a saúde dos moradores. Por isso, o Pró-Moradia doou ao Governo um terreno para a construção de um Posto de Saúde no bairro Vale Verde.
2009 – Com o objetivo de estimular o aprendizado e interesse das crianças pela leitura, foi construído o Centro de Leitura Infantil no bairro Vale Verde.
2010 – Padre Tiago, fundador do Pró-Moradia, recebe a condecoração de Cavaleiro da Ordem de Orange-Nassau, comenda concedida pela Rainha Beatrix de Holanda, em reconhecimento à sua obra.
De 2010 a 2021 foram construídas mais 230 casas, perfazendo um total de 830 famílias beneficiadas. Esperamos continuar contando com as doações da sociedade muriaeense para levarmos adiante a realização do sonho da casa própria para mais e mais famílias.
Diretoria 2022/2024
Presidente: Geraldo Majela Queiroz Botelho.
Vice-presidente: Maria do Carmo Pais Alágia.
1º Secretário: Oscar Lisboa Filho.
2º Secretário: Júlio Gusman Peres.
1º Tesoureiro: Mário Teixeira Junior.
2º Tesoureiro: Dario Lacerda André.
Diretores Administrativos:
José Próspero Alágia.
Décio de Azevedo Moreira.
Pedro Ivo de Araújo Dornelas.
Conselho Fiscal:
Francisco Augusto Navarro Rocha.
Guilherme Eustáquio Dornelas.
Thiago Viana Corrêa.
Suplentes:
Nelson Alberto Elizeu.
Pedro Paulo de Souza Rodrigues.
Mário José Cavalhier.
Alexandre Miranda Almeida.
João Ezequiel da Silveira Filho.
Francisco de Oliveira Neto.
Equipe de Relações Humanas:
Fernando Dias Rodrigues.
Filipe Santos.
Valquíria Tomazini Santos.
Cláudio Moises Ferreira.
Maria de Fátima Alves da Rocha
fonte: Minas Jornal
Deixe um Comentario