A Associação de Pipeiros de Muriaé recebeu, ao início da Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores realizada na última terça-feira (27), uma Moção de Congratulações e Aplausos em razão do “excelente projeto cultural voltado aos jovens, as nossas crianças e também às famílias, que vem sendo realizado em Muriaé”, conforme se lia no certificado entregue a cada um dos membros da associação que estavam presentes. A moção teve autoria do vereador Devail Gomes Corrêa.

“Nosso movimento já soma cerca de três anos, mas a associação foi formada há aproximadamente três meses. Muita gente nos deu apoio e força, e é gratificante receber este certificado hoje, o qual quero dedicar a toda a associação. Nosso objetivo não é apenas fazer projetos para resgatar crianças em um pipódromo legalizado, mas também levar famílias a soltar pipa. Queremos diminuir o preconceito a partir de um público aberto para meninas também e um ambiente familiar. Receber este certificado é muito gratificante. O saudoso Sr. José Braz nos ajudou muito, bem como o prefeito Dr. Marcos Guarino vem nos ajudando e, principalmente, o vereador Devail, que é o autor da moção, e o nosso amigo China. Quando conheci o Renan, nós começamos a associação a partir do Recanto Verde. Nós juntamos os dez praticantes principais e formamos a nossa associação”, explicou o vice-presidente Carlos Henrique em entrevista à reportagem do Jornal Folha do Sudeste.


A presidência da Associação de Pipeiros de Muriaé fica a cargo de Renan Ferreira, que também falou à nossa reportagem sobre os objetivos do projeto e convidou os leitores do Jornal Folha do Sudeste a participar dos encontros para a soltura de pipa e conhecer sua loja voltada para a temática. “Nossa tendência é criar projetos e desenvolver pipas nas comunidades, onde podemos tirar as crianças do celular e das drogas. Nossa luta é por um local adequado onde possamos praticar nosso esporte, longe das redes elétricas, motociclistas e pedestres. Nós brincamos a partir de 13h todos os sábados, domingos e feriados no Loteamento Santa Laura. Não é necessário realizar inscrição. É só chegar e brincar. Atualmente, recebemos pessoas de 4 a 70 anos de idade. No segundo domingo de novembro, teremos um festival em comemoração ao Dia do Pipeiro e aniversário do tio Renan. Temos um apoio muito forte da Prefeitura, que nos cede banheiros químicos, pula-pula, tobogã, caminhão-pipinha do Demsur, etc. Também corremos atrás de patrocínios para colocar lanches para as crianças, como cachorro-quente, refrigerante, etc. Tenho uma loja na Av. Cel. Pereira Sobrinho, n⁰ 355, e já deixo o convite para quem quiser ir e conhecer a Tio Renan Pipas. Temos artigos de tudo para pipas, linhas, raias, varetas, bambus, etc.”, disse.

Share: