O projeto Pró-Moradia Padre Tiago, de Muriaé, iniciou neste sábado em sua sede na Rua São Miguel, no bairro Padre Tiago, a entrega de materiais para recuperação de telhados das casas dos moradores
do bairro que foram fortemente atingidos pelo temporal. Uma campanha que durou pouco mais de uma semana já está sendo suficiente para ajudar várias famílias.
“O Pró-Moradia tem como objetivo construir a casa e retirar a família do aluguel, mas diante da emergência provocada pelo forte temporal em Muriaé, foi promovida esta campanha para socorrer aqueles que não tem como refazer o seu telhado e contamos com a parceria do Sicredi, dos artistas Lulu Santos e Rogério Flauzino, além de vários segmentos da sociedade muriaeense. O resultado até agora é a arrecadação de valores que serviram para adquirir 500 telhas, 1.200 tijolos, 32 sacos de cimento e 30 caibros. Ainda paliativo, pois precisamos continuar ajudando”, disse um dos diretores do projeto.
Conversamos também com Maria de Fátima, do Pro-Moradia e a professora Fernanda Abrão, voluntária, que destacaram a importância da campanha que teve apoio dos artistas. “Os vídeos foram enviados e espalhados pelas redes sociais e em parceria com o Sicredi (que disponibilizou a abertura de uma conta especial), foram arrecadados valores que possibilitaram a compra desses materiais que estão sendo distribuídos nesta etapa”.
O gerente Sicredi Centro, Jefferson da Costa disse que era o minimo que se pode fazer, ajudar as pessoas que precisam. “A gente com uma simples goteira em casa já fica apavorado, imagine a pessoa ter 100% da casa destelhada, derrubada”, disse. Este é ainda o primeiro passo, é uma fase emergencial, há muito o que se reconstruir.
Entre outras necessidades ainda faltam o retorno de iluminação pública onde foram trocados postes, há ruas com afundamento que ameaçam casas na parte baixa, etc.
Texto: colaboração site Silvan Alves
Deixe um Comentario