Sempre atenta aos anseios dos produtores rurais a COOPAF realizou na noite de quarta-feira (7), na sua nova sede um importantíssimo encontro com o tema Tripanossomose Bovino e, para isso, trouxe especialistas no assunto, como o Consultor Técnico da CEVA Felipe Guedes e Simeão Feres Neto, médico veterinário e responsável técnico pela loja da COOPAF. Esteve também presente e contribuindo no debate a veterinária Camila.

 A Tripanossomose Bovina é uma doença causada pelo Protozoário Tripanosoma Vivax. Os animais apresentam anemia, perda de peso, queda na produção de leite, abortos, problemas reprodutivos, alterações neurológicas podendo chegar a mortes, gerando grandes prejuízos econômicos.

 Além dos sintomas foi abordado: como ocorre a transmissão, como se chega ao diagnóstico, assim como a prevenção e tratamento.

 A presidente da COOPAF Adriana Aparecida de Morais   Ribeiro, aproveitou o momento para falar um pouco sobre as ações da entidade e também da facilidade na organização depois da aquisição da nova sede. “Nosso objetivo, como cooperativa, não se resume apenas à compra e venda de produtos, mas também levar informações, capacitar os produtores, orientar para que os mesmos possam também trabalhar com a prevenção, evitando assim perdas na produção”.

 Quem também fez uso da palavra foi o médico veterinário Simeão Feres Neto que disse que a atividade realizada faz parte de um propósito da COOPAF que não se limita ao ato de vender, mas também criar uma parceria com o produtor levando informações e agregando valores visando melhorar a produtividade. “Hoje abordamos o tema de uma doença que traz enormes prejuízos ao bolso do produtor e para muitos ainda é uma incógnita. O trabalho da COOPAF é fantástico e vem de encontro ao que o produtor precisa e por isso eu acredito muito nesse projeto e acho que o caminho está correto. Para 2023 já está em pauta, iremos perseguir a ideia de abordar outros assuntos emergentes que atendem diretamente ao produtor em função dessa demanda criada por eles mesmos para que a gente cresça junto e se fortaleça. Acredito muito nessa essência do cooperativismo.

 Moacir Vaz Lorette de São João do Glória foi um dos produtores participantes do Encontro e disse à nossa reportagem que o evento foi de grande importância, pois alertou a todos sobre as complicações e como enfrentar a doença caso a mesma atinja algum animal do rebanho.

 Fechando o evento o Consultor Técnico da CEVA disse que a tripanossomose é uma doença preocupante, agressiva ascendente que atinge principalmente a Zona da Mata Mineira e o Rio de Janeiro. “A COOPAF mostra que está atenta ao aumento de casos da doença na região e para isso investe em informações deixando os produtores sempre bem atualizados e em parcerias que ajudam na prevenção e no diagnóstico da doença”. Disse.

 Após as palestras os convidados acompanhados pela equipe da COOPAF visitaram a loja, trocaram informações, participaram de um delicioso lanche e sorteio de brindes. 

A nova sede e a loja Agropecuária da COOPAF, fica na Avenida Altino Rodrigues Pereira, número 1076, bairro Franco Suíço em Muriaé.

Share: