Iniciativa reconhece alunos de escolas públicas e privadas por disseminação de boas práticas no consumo de energia elétrica.
Alguns nem concluíram o Ensino Fundamental II ainda, mas já sabem que o caminho para um mundo melhor é a sustentabilidade. E mais que isso: tomam atitudes conscientes no dia a dia e mostram que só com conhecimento e ação é possível tornar o futuro deles e das próximas gerações mais sustentável.
E todo esse empenho já tem trazido resultados positivos para 87 alunos, do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e privadas da área de concessão da Energisa Minas Rio, que foram medalhistas da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022).
O primeiro lugar foi premiado, durante a solenidade, que aconteceu na última semana, no dia 07 de dezembro, em Brasília. Pela Energisa Minas Rio, Hellen Áurea Moreira Benis, da Escola Estadual Prefeito Antonio Arruda, de Guiricema, foi a vencedora, junto com a professora Alaíde Vimieiro Toledo Barbosa. No evento de premiação em Brasília, estiverem presentes o primeiro colocado de cada distribuidora, que participou da ONEE 2022, totalizando 34 alunos vencedores, que receberam um cheque de R$ 3.000,00 para serem utilizados em cursos livres que contribuem para a formação do aluno.
Hellen Áurea, com a professora Alaíde Vimieiro, na premiação em Brasília.
Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, a Energisa Minas Rio reuniu, em Cataguases, os 87 medalhistas, das categorias Ouro, Prata e Bronze, de 14 escolas das cidades de Cataguases, Guiricema, Manhuaçu, Manhumirim, Muriaé, Tocantins, Ubá e Nova Friburgo. Todos os alunos foram reconhecidos com uma medalha e certificado, de acordo com a categoria, e os três primeiros colocados da categoria Ouro Hellen Áurea, de Guiricema, Isabela Fonseca Amori, de Ubá, e Liège Abrantes Amaral, de Tocantins, ganharam também um notebook. A professora destaque Alaíde Vimieiro também foi premiada com um notebook.
“É muito bom ver que nosso conhecimento e esforço pode levar a gente em muitos lugares. Isso mostra que podemos tentar e ir aonde quisermos. A Olímpiada abordou um assunto que envolve todos nós e aprendemos de uma forma interativa com jogos, mostrando a importância da eficiência energética no nosso dia a dia”, comentou a aluna Hellen Áurea.
A professora Alaíde também reforçou a importância do tema. “Um assunto não só do agora como do futuro. Umas das iniciativas mais belas no sentido de que para que haja vida no futuro tem que ter sustentabilidade e para que tenha sustentabilidade, precisamos preparar pessoas. E esse preparar pessoas vem das diversas formas de educação. E esta veio, por meio de gamificação onde os alunos puderam simular situações da vida real de forma mais divertida e consciente. A Olímpiada me surpreendeu muito da forma como fomos agraciados, incentivando a participação dos alunos, dos pais e das escolas”, comentou.
O professor do Educandário Miosótis de Nova Friburgo Maycon Saviole da Costa, fez questão de agradecer a iniciativa da Energisa e contou uma história que aconteceu durante uma aula de educação ambiental que ele ministrava. “Um engenheiro perguntou para os alunos quem era mais importante na construção de uma hidrelétrica: o professor ou o engenheiro? Todos responderam o engenheiro. E ele disse que estavam errados, porque engenheiros constroem hidrelétricas e professores constroem engenheiros. Falando agora para os professores: nós construímos esse futuro sustentável. Esse trabalho aqui agora é muito significativo e espero que possamos voltar aqui muitas e muitas vezes”.
De acordo com Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio, a competição estimula as gerações atuais a protagonizarem a mudança necessária para frear o aquecimento global. “Nós estamos aqui para dizer que a responsabilidade por um mundo melhor é nossa. Não é só de jovens, alunos. Nós, da Energisa, estamos engajados em participar dessa transformação, e o uso sustentável da energia, sem desperdícios, é um dos caminhos pelo qual podemos contribuir”, ressaltou.
A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a realização de 34 concessionárias de energia que operam em 24 estados e no Distrito Federal. Entre elas, a Energisa Minas Rio.
Quer saber mais sobre a Olímpiada, clique aqui.
Parabéns fico feliz porque tem jovens pensando no futuro!,, isso é garantia de vida!